segunda-feira, 9 de março de 2009

MAIS IMPORTANTE “ESTAR” DO QUE “FAZER”


Joana Pedro, Leiga Missionária em Moçambique

O Monte Abraão – Sintra foi o berço onde a sua fé foi crescendo. Depois da catequese, a sua entrada no mundo dos jovens passou por dois caminhos: os Jovens Sem Fronteiras e os Escuteiros. Não vale a pena perguntar qual o mais importante e decisivo, porque ela não consegue responder. Mas foi crescendo na sua capacidade de dar-se.

Ponte’ nas periferias do Rio

E percebeu que, como escreveu D. Hélder Câmara, a Missão é sempre partir. E preparou-se para se fazer ao largo... Primeiro, com os JSF, fez uma ‘Ponte’, experiência missionária que, ano após ano, coloca uma dúzia de jovens a ligar duas margens. No caso dela, em 2005, tornou mais estreito o mar que nos separa do Brasil. A experiência de Missão nas favelas de Cabo Frio, periferia do Rio de Janeiro, marcou-a para sempre. Ali, do outro lado do Atlântico, os contrastes são mais gritantes e as injustiças são de bradar aos céus, pois os ricos são muito ricos e os pobres... miseráveis.

Um ano em Moçambique

A experiência foi muito densa, mas soube-lhe a pouco e preparou-se logo para partir por mais tempo. Terminou o Curso de Engenharia do Ambiente, arranjou um excelente emprego que...deixou para rumar ao norte de Moçambique onde esteve todo o ano de 2008. Uma loucura, em tempo tão difícil de se entrar no mercado de trabalho. Mas queria partir e ninguém a conseguiu impedir de dar este salto. Conta como foi: ‘O ano de 2008 foi, para mim, um ano bastante diferente, passado num outro mundo, um mundo geograficamente longe, mas ainda mais longe em tudo o resto. A 12 de Janeiro de 2008 cheguei à Missão Espiritana de Itoculo, onde durante um ano vivi, cantei, sorri, chorei, partilhei e cresci’.

(Continua no próximo post)

Texto: Tony Neves - In Jornal Voz da Verdade - Perfil - 8 Março'09

Foto: DR

2 comentários:

CJovem disse...

O testemunho da Joana Pedro ajuda-nos a perceber melhor de como a verdadeira e autêntica Missão é a soma de pequenas loucuras por uma Loucura maior que, no fim, dá sentido a tudo.
Este é um belo testemunho que faz pensar que quando valores maiores orientam os nossos passos, nem a promessa de um excelente emprego, de uma boa remuneração ou do que quer que seja nos poderá deter. É a loucura do cristão. É a Loucura da Missão. Milagres que só o Espírito Santo faz.
E que venha a 2ª parte!

David Espada disse...

Um grande exemplo para todos os Jovens Sem Fronteiras!!! =)