segunda-feira, 23 de março de 2009

APOIAR A VIDA DOS IMIGRANTES


Maria José Rebelo nasceu na Benedita (Alcobaça) há 42 anos. Aos dez anos, passou o missionário que mostrou um filme sobre África e ela nunca mais descansou enquanto não partiu para terras distantes.

Estudou Filosofia na Universidade Católica, em Lisboa e, porque os irmãos foram seminaristas do Verbo Divino, quis saber se havia um ramo feminino. E há, mas não havia em Portugal: por isso, a Maria José entrou, em 1988, no postulantado das Irmãs Servas do Espírito Santo (SSpS), em Valladolid. 

Com os pobres, no Brasil

Cresceu na vocação e na abertura á missão universal. Deu um salto atlântico e foi parar ao Brasil para continuar o caminho da vida consagrada: ali faria o Noviciado e algum tempo de Juniorado, fases que antecedem uma consagração definitiva. Diz ela: ‘Esta entrada em diferentes culturas foi exigindo de mim um descobrir novos horizontes e abrir-me a novas realidades’. Nestes seis anos de Brasil, aprendeu a ler as Bíblia a partir da perspectiva dos mais pobres, obrigando-a a um compromisso forte na área da ‘justiça e paz’ como pede a Igreja.

Continua no próximo post...


Texto: Pe. Tony Neves – Jornal Voz Verdade(w) – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: