terça-feira, 3 de novembro de 2009

MISSÃO COM EMISSÃO - ANTÓNIO REGO, PADRE – JORNALISTA

Nasceu e cresceu nas Ilhas verdes dos Açores. Foi a olhar o mar que ouviu a voz de Deus. Entrou no Seminário e foi Ordenado Padre. Comunicador nato, cedo se revelou nele o fascínio pelos microfones e pela arte de passar para o papel o que lhe ia no coração.

O impacto do dizer

Formou-se em França em Comunicação Social e iniciou a sua aventura na Rádio muito jovem, com o programa ‘Hoje é Domingo’. Multiplicaram-se os títulos e as intervenções, andando entre a Rádio Renascença e a Radiodifusão Portuguesa. A sua voz é inconfundível, como a mestria com que constrói os textos que narra, fazendo das páginas do Evangelho uma história que dá gosto ouvir contar.

Por esse país acima e abaixo, faz conferências, participa em debates, anima sessões. Vimo-lo e ouvimo-lo, com muito agrado nas Jornadas Missionárias Nacionais, em Fátima (19 de Setembro) falar com garra e desassombro de S. Paulo e o Evangelho na Cidade.

A força da mensagem do écran

Dos microfones da Rádio passa aos écrans da Televisão. Primeiro na RTP (‘Setenta vezes Sete’), depois na TVI. É o primeiro Director de Informação deste canal privado aparecido no início dos anos 90. O jornalista Adelino Gomes dava a notícia da sua nomeação, intitulando-o o ‘um Padre com (e)missão’. Quando o Papa João Paulo II visitou Angola, em 1992, percorremos juntos o país e, em cada conversa, vinha á baila a preocupação por esta nova missão para a qual tinha sido convidado e sentia dificuldades em concretizar.

A sua aventura televisiva levou-o aos cinco continentes onde filmou o povo, as paisagens, os acontecimentos, os depoimentos das linhas da frente da Missão, lá onde a Igreja se envolve em grandes lutas pastorais, onde o povo sofre os efeitos da guerra e da pobreza, onde os direitos humanos não passam do papel, os o Evangelho é contado e vivido ao sabor e ritmo de outras culturas. Tudo isto foi aparecendo claro nas mais de 1500 reportagens televisivas que o Cónego António Rego já realizou por esse mundo fora. Cada Domingo, ao fim da Eucaristia, podemos ver o seu ‘Oitavo Dia’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST)

Texto: Tony Neves - iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: