terça-feira, 17 de novembro de 2009

NOS BASTIDORES DA MISSÃO - PATRÍCIA FONSECA, PLATAFORMA DO VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO


É o rosto do Voluntariado Missionário na Fundação Evangelização e Culturas (FEC). Para lá chegar percorreu um longo caminho, cheio de Missão.

Nasceu em Lisboa, cresceu em Paço d’Arcos até aos 12 anos. Em 1990, a mudança para o Monte Abraão transformou muito a sua caminhada de Fé e de vida: ‘Geograficamente não foi uma grande mudança, mas foi uma profunda reestruturação das minhas redes sociais, especialmente na renovação dos meus laços de amizade. Os meus pais, que sempre me deram educação católica, rapidamente me integraram na vida paroquial, dando continuidade à frequência catequética iniciada na paróquia de Paço d’Arcos. No Monte Abraão completei os 10 anos de catequese’.

Shalom, aqui e no Brasil

E, na linha do horizonte apareceu o Movimento da sua vida: o Shalom, onde iniciou caminhada em 1995, ao mesmo tempo que colaborava e participava em diversas actividades paroquiais.

Licenciou-se em Sociologia, trabalhou numa empresa e, com o Shalom (onde seria Coordenadora Nacional), partiria para o Brasil em 2002, no projecto ‘Cuidar o outro’, realizado em Sabará (Belo Horizonte): ‘Durante um mês, tive como tarefa visitar e acompanhar as famílias que viviam na favela da Roça Grande, juntamente com a assistente social, para diagnosticar as necessidades da população, sobretudo ao nível das carências alimentares. As minhas incursões pela favela aproximaram-me de um mundo que até ali só conhecia de ouvir falar, de ver na televisão, de ler nos jornais. As casas desordenadas, feitas de tijolo e chapas de zinco, construídas pelo morro acima, em caminhos de terra vermelha, fizeram-se mais perto e os seus moradores tornaram-se histórias de vida reais, que pude escutar. A dureza e as dificuldades nas trajectórias de vida, o ciclo de pobreza e exclusão vivida pelas famílias que visitei, fizeram crescer em mim a vontade de agir onde quer que esteja. Comigo partiram mais 10 jovens’. Sim, e um deles, o Luís, é desde 2008 o seu marido.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves - iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: