É o rosto do Voluntariado Missionário na Fundação Evangelização e Culturas (FEC). Para lá chegar percorreu um longo caminho, cheio de Missão.
Nasceu em Lisboa, cresceu em Paço d’Arcos até aos 12 anos. Em
Shalom, aqui e no Brasil
E, na linha do horizonte apareceu o Movimento da sua vida: o Shalom, onde iniciou caminhada em 1995, ao mesmo tempo que colaborava e participava em diversas actividades paroquiais.
Licenciou-se em Sociologia, trabalhou numa empresa e, com o Shalom (onde seria Coordenadora Nacional), partiria para o Brasil em 2002, no projecto ‘Cuidar o outro’, realizado em Sabará (Belo Horizonte): ‘Durante um mês, tive como tarefa visitar e acompanhar as famílias que viviam na favela da Roça Grande, juntamente com a assistente social, para diagnosticar as necessidades da população, sobretudo ao nível das carências alimentares. As minhas incursões pela favela aproximaram-me de um mundo que até ali só conhecia de ouvir falar, de ver na televisão, de ler nos jornais. As casas desordenadas, feitas de tijolo e chapas de zinco, construídas pelo morro acima, em caminhos de terra vermelha, fizeram-se mais perto e os seus moradores tornaram-se histórias de vida reais, que pude escutar. A dureza e as dificuldades nas trajectórias de vida, o ciclo de pobreza e exclusão vivida pelas famílias que visitei, fizeram crescer em mim a vontade de agir onde quer que esteja. Comigo partiram mais 10 jovens’. Sim, e um deles, o Luís, é desde 2008 o seu marido.
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)
Texto: Tony Neves - iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário