Algueirão e Mem Martins, a mais populosa Paróquia da Europa, acolheu-o neste ano de 2009, tão importante pelo facto de comemorar os 50 anos da inauguração da Igreja Paroquial. Recebeu do P. Mário Pais uma enorme responsabilidade, pelo dinamismo impresso à comunidade. Foi uma passagem difícil de um contexto rural, onde conhecia toda a gente, para o anonimato típico de uma periferia da capital.
Encontrou uma Paróquia com cinco Comunidades com Missa Dominical: Algueirão, Mem Martins, Mercês, Telhal e Pichilingais. Herdou a preocupação pela construção de Igrejas
Vive com mais dois padres. Ele é português; o P. Bernardo da Cunha é guineense; o P. José Almeida Freitas acaba de chegar do interior do Brasil. São apoiados por um Diácono, pelo P. Alberto, de S. João de Deus e por Comunidades de Irmãs. O dinamismo missionário tem todas as condições para ser forte.
Sobre os desafios missionários que lhe são lançados, o P. João recorda: ‘Somos três padres de três continentes. Temos a Comunidade do Telhal, no Hospital dos Irmãos de S. João de Deus, com a preocupação pelos doentes de foro psiquiátrico. Há ainda a Comunidade das Irmãs do Bom Pastor, em Pichiligais, que dirigem uma obra extraordinária de acolhimento e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica’. E encontrou na Paróquia uma grande ligação a S. Tomé, que quer manter e aprofundar.
O P. João foi o rosto mais visível da Igreja Missionária no dia 18 de Outubro na TVI. Presidiu à Eucaristia do Dia Mundial Missionário, na Igreja do Algueirão. A Missão, neste dia tão importante, passou também pelo écran.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: JCF
Sem comentários:
Enviar um comentário