quinta-feira, 19 de novembro de 2009

NOS BASTIDORES DA MISSÃO - PATRÍCIA FONSECA, PLATAFORMA DO VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO (CONCLUSÃO)

Missão nas periferias

Regressou à empresa, mas percebeu que o seu futuro não passava mais por ali e partiu para outra, integrando o curso Pós-Graduação em Serviço Social, no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Terminada a Pós Graduação, deixou a empresa (uma atitude pouco compreendida no seu círculo mais próximo) e mudou radicalmente o rumo da sua vida profissional. Conta: ‘Trabalhei com crianças e jovens de ascendência cabo-verdiana do Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo (Centro Social e Paroquial Cristo Rei de Algés), com crianças de famílias desestruturadas das Galinheiras (Centro Social e Paroquial das Galinheiras) e na formação de adultos, na Santa Casa da Misericórdia de Sintra’.

Voluntariado Missionário

E eis que, no início de 2008 se abriu uma porta para uma Missão que lhe enchia as medidas: teve a oportunidade de integrar a Fundação Evangelização e Culturas (FEC), coordenando a Plataforma de Voluntariado Missionário. Encontrou o seu lugar: ‘Hoje sinto que encontrei o que procurava desde os tempos da Faculdade e que começou a ganhar forma mais concreta depois de ter regressado do Brasil. Sinto que todos os dias me entrego à missão, não a uma missão da linha da frente, para onde partem os missionários e os voluntários, mas a uma missão de retaguarda, aquela que, nos bastidores, impulsiona o dinamismo missionário, em especial o desenvolvido pelos leigos’. Acredita que o seu trabalho é importante pois ajuda a criar sensibilidade para as questões do desenvolvimento dos povos, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e equitativo para todos.

Paralelamente, continua a colaborar com o Movimento e a Comunidade Shalom, em especial na assessoria e formação de jovens.

Confessa que a missão do Brasil durou apenas um mês, mas a marcou para a toda a vida: ‘durante esse mês, tomei uma consciência mais profunda da necessidade de cuidar e de lutar para que o mundo seja um lugar onde todos possam viver com dignidade’.

Texto: Tony Neves - iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR

Sem comentários: