Amazónia, 1ª Missão...
A sua primeira nomeação missionária foi para a Amazónia, onde trabalhou na Prelazia do Tefé de 1995 a 2010. Iniciou a sua actividade apostólica em Caruari, seguindo depois para Alvarães e Uarini. Em 1998 foi nomeado Director do Centro Vocacional, no Seminário de Tefé, sendo vigário paroquial em Santa Teresa e, mais tarde, pároco, entre 2005 e 2007.
Em 2001 foi nomeado Vigário Geral da Prelazia, cargo que ocupou até 2010.
De Janeiro de 2001 a Dezembro de 2003 foi Capelão Militar e de 2007 a 2010 pároco da nova Paróquia de Bom Jesus, na cidade de Tefé. A nível da Prelazia foi, durante vários anos, o responsável pela Pastoral Vocacional e representante do Clero. No seu vasto curriculum missionário está bem vincada a sua ligação à Igreja local que serviu desde que foi ordenado Padre. Também a nível dos Espiritanos, exerceu diversas responsabilidades sendo, entre 2003 e 2010, o Superior Principal da Congregação do Espírito Santo em toda a Amazónia.
Um fim transformado em recomeço...
Com o fim do mandato de Superior dos Espiritanos, achou que se devia retirar um pouco e foi-lhe concedido, em 2010, um ano sabático que está a viver nos Estados Unidos, trabalhando na Paróquia Espiritana do Immaculate Heart of Mary, em Central Falls, diocese de Providence.
Ora, seria ali que o Papa Bento XVI o surpreendeu com o convite de ser Bispo Auxiliar de Belém. Ponderou, demorou a decidir mas, no fim do discernimento saiu o ‘sim’ que tem caracterizado toda a sua vida ao serviço da Missão da Igreja. A notícia foi divulgada a 16 de Fevereiro. Belém, além do mais, é um lugar simbólico para os Espiritanos pois foi a cidade onde eles iniciaram, em 1885, a sua Missão por terras do Brasil, na Amazónia. Belém, capital do Estado do Pará, é a maior cidade da linha do Equador, com cerca de dois milhões de habitantes, conhecida como a ‘Metrópole da Amazónia’. Os católicos constituem a maioria da população. Belém é conhecida no mundo inteiro pelo ‘Círio de Nazaré’, festa celebrada desde 1793 em honra de Nossa Senhora da Nazaré, que acontece sempre no 2º domingo de Outubro, reúne cerca de dois milhões de fiéis, sendo a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo.
Agora... Belém
É originário de Cabo Verde, tem nacionalidade portuguesa, estudou em Braga e Lisboa, é membro da Província Portuguesa dos Missionários do Espírito Santo, mas a Missão do P. Teodoro vai continuar por terras da Amazónia brasileira.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz da Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário