Nasceu em Cabo Verde, tem também cidadania portuguesa e é membro da Província Portuguesa dos Espiritanos. Estudou Teologia na Universidade Católica em Lisboa. Trabalhou sempre em Tefé, no coração verde da Amazónia. Acaba de ser nomeado por Bento XVI para ser Bispo Auxiliar de Belém, conhecida como a ‘Metrópole da Amazónia’. Estava de regresso a Portugal, mas a Igreja trocou-lhe as voltas e a geografia...
De Cabo Verde a Portugal
D. Teodoro Mendes Tavares nasceu na Calheta de S. Miguel Arcanjo, na Ilha de Santiago – Cabo Verde, a 7 de Janeiro de 1964. Frequentou o Seminário Diocesano na Praia até entrar nos Espiritanos. Veio, então, para Portugal onde fez o Noviciado e todos os Estudos de Teologia.
Professou no Seminário do Fraião – Braga em 1986 e fez a sua Profissão Perpétua em 1989 no Seminário da Torre d’Aguilha – Cascais. O seu Curso de Teologia foi realizado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se licenciou em 1992. Seguiu para a Irlanda onde fez uma Pós-Graduação sobre Desenvolvimento, em Dublin, e um Mestrado na área de ‘Justiça e Paz’, sobre Ecumenismo, no Trinity College. Entretanto adquiriu a cidadania portuguesa. Chegado o tempo das Ordenações, a de Diácono aconteceu, em 1992, na Sé de Viana do Castelo, presidida por D. Armindo Lopes Coelho, recentemente falecido. A Ordenação Presbiteral, no ano seguinte, seria na Paróquia onde nasceu e foi baptizado, a paróquia espiritana da Calheta de S. Miguel Arcanjo, situada entre a Praia e o Tarrafal. Presidiu à cerimónia D. Paulino Évora, Bispo de Cabo Verde.
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST…)
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz da Verdade
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário