Padre na Póvoa de Santa Iria
Depois de um longo caminho, foi ordenado Diácono em 2009 e Padre a 26 de Setembro passado, na Póvoa de Santa Iria, por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Foi um ponto de chegada: ‘Catorze anos depois de entrar no seminário, a ordenação pode entender-se como concretização de um objectivo, talvez o termo de um processo’. Mas, mais do que chegada representa uma partida: ‘Prefiro olhá-la como início de algo que foi preparado por mim e por tantos que se cruzaram em tão diversos cenários, no meio de tantas alegrias, de tantas incertezas, de tantas lutas, de tantas vitórias’.
A ordenação Presbiteral na Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Póvoa de Santa Iria tem uma razão de ser: o Tó viveu o ano de Diácono entre o Forte da Casa e a Póvoa. Com ele, foi Ordenado Diácono o Nuno Rocha.
Missa Nova em Vizela
A sua terra natal e as suas gentes não ficaram de fora desta grande festa: ‘Celebrar a Missa Nova, a primeira Eucaristia na terra natal – São João, Caldas de Vizela –, é, talvez, a expressão mais eloquente da gratidão que tenho para com quem me fez nascer e crescer. Traduz a vontade de agradecer a tantos que foram o rosto, a palavra, a vontade, o sorriso de Deus na minha história. Sinto-me feito desses muitos, feito por esses muitos…’.
Missão...na Madeira
Agora, Padre de fresco, já está em Missão na Madeira. Foi um regresso onde já tinha sido muito feliz e quer continuar a espalhar a felicidade de um Evangelho anunciado e vivido: ‘volto à Madeira, onde vivi dois anos, respondendo ao pedido que me foi dirigido de trabalhar com os jovens da ilha, num programa de acompanhamento e formação: acompanhar jovens e grupos de jovens], e tentar inovar, criar, novas estratégias, projectos’.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário