segunda-feira, 28 de março de 2011

MANUEL CHILINGUTILA, MISSIONÁRIO ANGOLANO NA EUROPA – DE ANGOA A TURIM POR BEJA E LISBOA



Angola faz 50 anos do início da Guerra Colonial e celebra 35 de Independência. Foi nesse ano de 1975 que, nas periferias do Huambo, nasceu o P. Manuel Chilingutila. Cresceu em tempo de guerra e viveu a alegria da paz em 2002, ano em que se fez Espiritano. Ordenado Padre, foi nomeado para Portugal onde esteve na origem das Comunidades de Castro Verde e Mértola. Acaba de ser nomeado para uma nova Missão entre os Migrantes das periferias de Turim.

Huambo, em tempo de guerra

Nasceu nas periferias pobres do Huambo a seis meses da independência, quando tudo fervia em Angola. Entrou no Seminário Espiritano em Malanje em 1991, durante um período de pausa breve na violenta guerra civil que arrasou Angola durante 27 anos. Com o recomeçar da guerra, após as eleições de Setembro de 1992, os Superiores mandaram os seminaristas para as famílias e o Manuel conseguiu, com dificuldade, regressar ao Huambo. Nos complicados tempos das ‘rusgas’ (captação á força dos jovens para serem militares nas frentes dos combates), ele lá foi conseguindo safar-se até que, em 1998, entrou no Seminário de Filosofia, no Huambo, reiniciando um caminho que só os combates fizeram adiar.

O Munhino, nas periferias da cidade do Lubango, acolheu-o no ano de Noviciado. Professou em 2002, fez a Teologia no Seminário Maior do Huambo e foi ordenado Diácono (2006) e, depois, Padre (2007), por D. José Queirós Alves. Ambas as celebrações aconteceram na Igreja da Tchiva, seu bairro natal, tão flagelado pela guerra, sobretudo nos anos1993 e 94 em que o Huambo foi arrasado.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST…)

Texto e Foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Sem comentários: