quarta-feira, 23 de março de 2011

LAURINDA ALVES, JORNALISTA, ESCRITORA, ACTIVISTA…. ACREDITAR SEMPRE QUE MELHOR É POSSÍVEL! - Conclusão

A RTP, o Martin e a XIS

Entrou na RTP em Abril de 1980. Veio uma década de alguma distância da Igreja. O filho Martin, (que acaba de publicar um livro de foto reportagem com o pai sobre África), nasceu a 10 de Setembro de 1991: “Foi o dia que marcou um antes e um depois na minha vida. Nesse mesmo ano, ganhei o meu primeiro prémio de jornalismo, do Clube de Jornalistas, com uma grande reportagem-documentário sobre a morte do General Humberto Delgado”.

Em 1999, criou a revista XIS, “uma revista em contra-corrente que inaugurou o conceito de jornalismo positivo”. Em 2000, recebeu uma condecoração do Presidente da República, Jorge Sampaio, atribuída pela defesa e debate público das questões da Educação.

Re-encontro com Deus...

A sua vida espiritual deu uma volta quando a Laurinda tinha 33 anos: “Comecei a fazer EE – Exercícios Espirituais – e estes retiros de silêncio marcaram uma reaproximação à Igreja e um novo aprofundamento das questões de fé”. Desde há 13 anos que pertence a um grupo de CVX.

Missão... com cidadania

É uma mulher de grandes causas, não tendo medo de dar a cara por elas. Vimo-la envolvida na defesa da vida e, mais tarde, a ser candidata independente ao Parlamento Europeu. “O que mais tem marcado a minha vida de missão é uma espécie de voluntariado/militância cívica que me faz percorrer o país para ir a escolas, associações, fundações e outras instituições como prisões e hospitais, entre outras, dar um contributo gratuito em áreas e matérias e largo espectro que vão da Educação ao Empreendedorismo; das questões de fé à sexualidade e afectos; da ética à comunicação... O facto de ter sido directora da ‘Pais & Filhos’ e de ter criado várias séries de TV sobre adolescência (‘Verdes Anos’ e ‘Primeiros Anos’), e posteriormente ter criado a XIS, fez com que tocasse realidades muito abrangentes”.

Faz voluntariado há muitos anos: “Primeiro na Acreditar; depois numa Unidade de Cuidados Paliativos e agora na Associação Salvador (deficientes) e na Reklusa (população reclusa)”.

É autora de obras de referência como ‘Xis ideias para pensar’, ‘Coisas da Vida’, ‘Atitude Xis’, ‘Um dia atrás do outro’, que a ‘Oficina do Livro’ publicou. Podemos acompanhar o que pensa, sente e faz, através do seu blog: http://laurindaalves.blogs.sapo.pt , onde partilha sobre ‘a substância da vida’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: