sexta-feira, 29 de outubro de 2010

REDESCOBRIR A MISSÃO (Conclusão)


AE - Quais são os âmbitos e os protagonistas desta “Nova Evangelização”.

AC - O assunto é de fundo. Evangelizar não pode ser um luxo de alguns. Tem de ser normalidade para todos. É preciso tomar consciência de que é toda a Igreja que é missionária, e que, portanto, ser cristão implica necessariamente ser missionário. Que o cristão não necessita de outra vocação para ser missionário: basta a vocação que tem. Que «cristão» e «missionário» não identificam duas figuras distintas nem duas vocações distintas, mas são qualificações incindíveis do discípulo de Jesus. Que ninguém pode pensar que se pode ser, em primeiro lugar, cristão, e depois, se se sentir chamado e se quiser, vir também a ser missionário. Para o cristão, ser missionário é a sua maneira de ser, a sua identidade, a sua graça, é uma necessidade, é de fundo e não um adereço facultativo. A sua referência permanente é Jesus Cristo, e o seu horizonte são todos os corações.

Se é assim, então, como já acima referi, já não basta converter ou reconverter as estruturas pastorais de que dispomos. É mesmo necessário e preliminar que comecemos por nos convertermos nós ao estilo de Jesus, ao como de Jesus. Se não voltarmos a ser pobres, simples, humildes, despojados e felizes como Jesus e os seus Apóstolos e discípulos directos, não seremos credíveis. É neste ponto preciso que tem fracassado a chamada “Nova Evangelização”, de que já se vem falando há mais de 25 anos.

O Papa Bento XVI, posto perante a crescente descristianização de muitas das Igrejas de antiga tradição cristã, anunciou na Homilia das I Vésperas da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Celebradas na Basílica de São Paulo Fora de Muros, na tarde de 28 de Junho de 2010, a criação do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e, em 30 de Junho de 2010, confiou a sua Presidência ao Senhor Arcebispo Salvatore Fisichella. Na Homilia acima referida, Bento XVI apontou como tarefa fundamental do Novo Conselho Pontifício «Promover uma renovada evangelização nos países onde já foi feito o primeiro anúncio da fé e estão presentes Igrejas de antiga fundação, mas que estão a viver uma progressiva secularização da sociedade e uma espécie de “eclipse do sentido de Deus”, que constitui um desafio a encontrar meios adequados para repropor a verdade perene do Evangelho de Cristo». Todos esperamos que esta iniciativa seja uma oportunidade ganha. Pessoalmente espero que não enveredemos apenas por reformas técnicas e iniciativas exteriores, mas que se aponte verdadeiramente ao essencial. E o essencial é a conversão pessoal, uma vida pobre, desprendida, simples e feliz, com Jesus, como Jesus, ao estilo de Jesus e dos seus Apóstolos e Discípulos directos. O modo contará mais do que a técnica e o conteúdo. E é evidente, impõe-se, dadas as circunstâncias, que se crie uma verdadeira rede de evangelizadores evangelizados, que envolva a Igreja inteira: Bispos, padres e fiéis leigos. E estes últimos terão certamente um papel determinante neste belo trabalho de amor.

AE - Como devem ser lidas as novas modalidades de missão, como o voluntariado missionário, mais limitadas no tempo?

AC - Eu leio-as como verdadeiros dons de Deus à sua Igreja. Já se sabe que esta rede de juventude que estará em contacto com mundos e modos novos de viver a vida e a fé, não irá, em primeiro lugar, ensinar ou fazer muita coisa, dada a escassez de tempo, ainda que seja muita a vontade. Irá sobretudo ser afectada por situações de pobreza e de miséria impensáveis. Mas também de simplicidade, fé verdadeira, e de alegria que vem não se sabe de onde. Irão contactar com o milagre! Irão ser contactados por Deus! É aqui que pode começar uma maravilha que ainda não tinham descoberto, talvez a pérola escondida e encontrada do Evangelho, que tem marcado a vida de muitos e que continuará seguramente a marcar a vida de muitos outros! A vida de muitos destes jovens nunca mais será como dantes. Demos graças a Deus por estas oportunidades de graça que concede à sua Igreja.

Texto: Agência Ecclesia

Foto: JCF

Sem comentários: