Partiram 16 em direcção a Belo Horizonte. Uma paróquia de periferia os acolheu de braços abertos. Foi o projecto ‘Ponte
N. Sra da Glória
A Paróquia de Nossa Senhora da Glória é pobre, mas muito viva. Encontra-se num bairro de classe média-baixa e baixa que, apesar de ter apenas 3 km2, tem uma população que ronda os 40 000 habitantes. A paróquia é constituída por um aglomerado de casas construídas sem nenhuma ordenação em morros muito íngremes. Para facilitar a sua gestão, foi dividida em 9 sectores.
A população originária da paróquia vem de outras áreas de Minas Gerais, nomeadamente o interior rural.
Ao nível de educação a paróquia é servida de por várias escolas tanto de ensino público como privado. Na paróquia existem também duas infra-estruturas que garantem o ensino pré-escolar a crianças que provém de famílias com menor rendimento, pois o estado não garante esse serviço.
Quanto à saúde, existe um centro de saúde que serve não só o bairro da Gloria, como mais três bairros vizinhos, o centro de saúde não funciona à noite nem ao fim de semana.
Quanto à segurança, nestes últimos anos tem-se verificado um aumento de criminalidade juvenil, muito devido ao aumento de tráfico de droga em algumas áreas da paróquia. O tráfico vem por influência das favelas vizinhas à paróquia, mas também começam a surgir dentro da paróquia pontos controlados por indivíduos de classe média-baixa que também vendem drogas.
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST)
Texto e foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Missão
Sem comentários:
Enviar um comentário