segunda-feira, 4 de outubro de 2010

‘PONTE 2010’ EM BELO HORIZONTE – MISSÃO ENTRE PORTUGAL E BRASIL


Partiram 16 em direcção a Belo Horizonte. Uma paróquia de periferia os acolheu de braços abertos. Foi o projecto ‘Ponte 2010’ com um título sugestivo: ‘Unindo horizontes e(m) Missão’. Foi a 2ª vez que os Jovens Sem Fronteiras pisaram terra brasileira. As restantes 20 edições aconteceram em África, numa história bem longa, iniciada na Guiné Bissau em 1988, quando se abriram as valas para os alicerces na Escola Sem Fronteiras de Caió, em território manjaco. Esta onda de voluntariado missionário não mais parou, até hoje.

N. Sra da Glória

A Paróquia de Nossa Senhora da Glória é pobre, mas muito viva. Encontra-se num bairro de classe média-baixa e baixa que, apesar de ter apenas 3 km2, tem uma população que ronda os 40 000 habitantes. A paróquia é constituída por um aglomerado de casas construídas sem nenhuma ordenação em morros muito íngremes. Para facilitar a sua gestão, foi dividida em 9 sectores.

A população originária da paróquia vem de outras áreas de Minas Gerais, nomeadamente o interior rural.

Ao nível de educação a paróquia é servida de por várias escolas tanto de ensino público como privado. Na paróquia existem também duas infra-estruturas que garantem o ensino pré-escolar a crianças que provém de famílias com menor rendimento, pois o estado não garante esse serviço.

Quanto à saúde, existe um centro de saúde que serve não só o bairro da Gloria, como mais três bairros vizinhos, o centro de saúde não funciona à noite nem ao fim de semana.

Quanto à segurança, nestes últimos anos tem-se verificado um aumento de criminalidade juvenil, muito devido ao aumento de tráfico de droga em algumas áreas da paróquia. O tráfico vem por influência das favelas vizinhas à paróquia, mas também começam a surgir dentro da paróquia pontos controlados por indivíduos de classe média-baixa que também vendem drogas.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST)

Texto e foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Missão

Sem comentários: