Longa preparação, curto projecto
Os JSF contam com o apoio do seu braço solidário, a ONGD ‘Sol Sem Fronteiras’. Os jovens que se candidataram traziam já um bom curriculum na caderneta: estão activos há mais de três anos no Movimento e já realizaram missões em Portugal. O grupo foi eleito em Outubro de 2009 e teve um exigente programa de preparação específica para o projecto.
Os Espiritanos que lá trabalham pediram aos JSF que se preparassem para alguns trabalhos específicos.
Assim, na área da Saúde, trabalharam com os Agentes comunitários da Pastoral da Criança, da Saúde e Social, Vicentinos, grávidas, doentes e carenciados.
Apostaram na formação básica na área da Saúde (pré e pós-natal, familiar…), Higiene e Enfermagem. Elaboração de rastreio (diabetes, tensão arterial, colesterol, massa corporal, etc).
Na área Juvenil, trabalharam com os Jovens e lideranças na área da Paróquia e do Bairro da Glória. Desenvolveram actividades que possibilitem a formação de jovens nas áreas da educação, da saúde, da dependência química, da educação sexual, da cidadania e da ecologia.
Na área da Educação, trabalharam com estudantes (crianças, adolescentes e jovens), jovens em risco, professores e agentes educativos.
Realizaram visitas às escolas para actividades de sensibilização ao nível de cidadania, da edificação de uma sociedade mais justa, humana e solidária, da mundialidade e ecologia. Apostaram no reforço escolar para alunos com mais dificuldades. Concretizaram actividades com as crianças da creche e da escola das Irmãs Dominicanas da Anunciata.
ATL para Crianças e Adolescentes mais necessitados, através de encontros com crianças e adolescentes (até aos 15 anos) mais carenciados de diversas regiões do bairro e paróquia, através da realização de sessões lúdicas e educativas, permitindo abordar diversos assuntos de interesse informativo e formativo.
Na área Pastoral, os JSF Promoveram actividades com a catequese e Jovens. Visitaram aos diversos sectores, onde organizaram momentos de oração, de formação e partilha de experiências missionárias. Participaram nas festas da padroeira da paróquia.
A ‘Ponte’ continua...
Regressaram a 31 de Agosto com um sorriso nos lábios e um povo no coração. A Missão continua em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário