terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIOCESE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO VIVE A MISSÃO


… a Diocese seja uma verdadeira escola e casa da comunhão, toda ela missionária e de rosto materno.” (D. Antonino, a 12 de Outubro de 2008, dia da tomada de posse)


Desde que chegou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino, tem procurado pôr em prática uma das passagens mais emblemáticas da sua homilia, quando assumiu o múnus pastoral, em Outubro de 2008.


Em Março seguinte, fez a nomeação do Secretariado Diocesano das Missões, composto por dois sacerdotes, uma religiosa, um casal e uma jovem. Conhecer a realidade e descobrir metas, fazer propostas, criar a consciência missionária e promover dinâmicas para um empenho das gentes e das estruturas, foram passos dados desde cedo. Contactar com outros que já tinham partido à descoberta (secretariados diocesanos, grupos missionários, jornada nacional) foi um outro passo necessário e encorajador.


Começamos por fazer um levantamento das congregações missionárias (masculinas e femininas) que trabalham na Diocese, uma busca das povoações que viveram a Missão Popular (33 paróquias, com perto de 400 comunidades) e das acções missionárias, promovidas por grupos de jovens, durante as férias de verão.


A primeira acção mais visível aconteceu com a realização da 1ª Jornada Missionária, em Abrantes, em Outubro de 2009. Acorreu muita gente e a dinamização contou com grupos missionários (JSF, Ondjoyetu, JMV, Caminhantes da Paz) e com o P. Tony Neves (Missão Ad gentes) e o P. Álvaro Cunha (Missão Popular). Foi um tomar o pulso à capacidade de mobilização e resposta.


A partir da mensagem do Papa para o dia das Comunicações Sociais “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra”, em que lança um desafio e um apelo para que as novas vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas se tornem instrumentos da Palavra, é criada a página “Secretariado Diocesano das Missões”, com o endereço http://sdmissoesportalegrecastelobranco.pt.vu, um espaço de informação, formação e cruzamento de notícias, da diocese, dos movimentos e grupos missionários, onde se podem encontrar acontecimentos, mensagens, propostas.


A proximidade com o clero local, com secretariados e obras, a entrega atempada e abundante do material próprio do Dia das Missões, tem ajudado a uma partilha maior do âmbito da acção do Secretariado.


O surgir da Carta dos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja, em Portugal” motivou já a proposta de um tempo de formação para os Sacerdotes, aquando da Semana de Formação, em Janeiro próximo. A formação do Grupo Missionário Diocesano está a dar os primeiros passos e será a nova aposta.

No sábado, 23 de Outubro, aconteceu a 2ª Jornada Missionária, em Alcains. Foi um momento forte, vivido por grandes e pequenos, em vários ateliers e tempos de formação. Eram mais de 700 participantes. Os adultos trabalharam a Carta dos Bispos; os mais novos, figuras e modelos de missionários e o desafio sempre novo: “Ide e anunciai!”.


Algo se fez, mas muito mais há a fazer. A Missão não se esgota: é sempre nova e exigente. A seara é imensa: Urge abrir horizontes, meter pés ao caminho, desbravar terrenos e continuar a semear. É essa a nossa tarefa, é esta a nossa aposta.


P. Agostinho Sousa – Director Diocesano das OMP

Foto: DR

Sem comentários: