sexta-feira, 25 de junho de 2010

EUGÉNIO FONSECA, PRESIDENTE DA CARITAS – MISSÃO COM ROSTO SOLIDÁRIO - Conclusão

Caritas de Setúbal

E veio a Caritas, a sua grande paixão, a sua imagem de marca. A região de Setúbal, há 20 anos, vivia tempos de pobreza a sério. D. Manuel Martins lançou-me o desafio de tentar responder à grande carência que vitimava muitos setubalenses e eu aceitei o desafio: ‘. Estava longe de imaginar que o meu compromisso cristão iria ter uma reviravolta de tão grande. Com os pobres e pelos pobres tenho encontrado maior identificação com Cristo e, assim, ser mais cristão. São muitas e indescritíveis as experiências vividas ao longo destes últimos 20 anos. Estar com os pobres é estar em permanente missão porque interiorizo, com as devidas distâncias, a profecia de Isaías, assumida por Jesus: O Senhor enviou a anunciar a Boa Nova aos pobres…’.

Caritas nacional

Em 1999, o espaço da missão alargou-se ao país e ao mundo, em particular aos países lusófonos, quando aceitou o convite da Conferência Episcopal para presidir à Direcção da Cáritas Portuguesa: ‘tem sido uma experiência muito exigente mas muito rica, pois faz-me estar em permanente diálogo com pessoas e estruturas não eclesiais, onde procuro prestar os contributos solicitados apoiado pelos conhecimentos que me advêm da Sagrada Escritura e da Doutrina Social da Igreja. São espaços privilegiados de evangelização’.

Pertence à Direcção da CNIS e preside à Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Enfrentar a doença

A saúde tem-lhe faltado: ‘O meu campo de missão, nos três últimos anos, foram algumas das unidades de saúde, em particular o hospital de Setúbal. Enfermidade complicada fez-me ter longos períodos de internamento. O sofrimento e a forma como o procurei aceitar e viver foi outra forma de ser missionário, com experiências de tal profundidade que as guardo no coração’.

Estímulo de Bento XVI

Após a visita de Bento XVI, que quis encontrar quantos se empenham na Pastoral Social, ‘a missão hoje ter-se-á que fazer, decerto, pelo anúncio da Palavra, mas a forma mais eficaz de a realizar é a prática de uma Caridade libertadora’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: