sexta-feira, 18 de junho de 2010

ALBERTO MENDES, IRMÃO DE S. JOÃO DE DEUS – A MISSÃO DA HOSPITALIDADE - Conclusão


Rumo ao sacerdócio

Entrou no Postulantado em 1994, no Telhal, fez Noviciado em Espanha, a Primeira Profissão em 1997, em Lisboa. Manteve, durante todos estes anos, a prática da hospitalidade, no contacto directo com os doentes. Passou a viver na Casa Provincial, em Lisboa, para seguir os estudos de Teologia na Católica. Depois da Profissão Solene, foi Ordenado diácono em 2002, juntamente com os seus colegas de estudo, Diocesanos, no Mosteiro dos Jerónimos.

É Irmão e é Padre, situação que é rara nesta Ordem Hospitaleira. O Alberto explica: ‘apesar de sermos uma Ordem Laical, temos um privilegio da Santa Sé, para podermos ter padres próprios para o serviço pastoral dos nossos centros e hospitais’. O mais normal seria que ele fizesse outra formação académica: ‘geralmente, tiramos cursos para trabalhar na missão, na área da saúde, no entanto, em diálogo com os superiores, achou-se por bem, vocacionalmente, ser um Irmão Padre, em vez de ser Irmão enfermeiro, médico, psicólogo, administrativo, etc’.

Um mar de tarefas....

A Ordenação de Padre foi em Vilar de Frades, Barcelos, ao lado do Centro dos Irmãos de S. João de Deus, em 2003. Nomeado Capelão deste Centro, assumiu logo a responsabilidade, a nível da Ordem, de coordenar a pastoral juvenil e vocacional. Também lhe confiaram a tarefa de coordenar a Juventude Hospitaleira, o ramo juvenil laical de quantos querem partilhar a espiritualidade e a Missão dos Irmãos e das Irmãs que bebem da fonte de S. João de Deus. Estas tarefas mantêm-se sob a sua responsabilidade.

De 2004 a 2007 foi capelão no Centro, da Casa Provincial, situada em Lisboa junto á Universidade Católica, na Paróquia de S. Tomás de Aquino. Desde 2007 é Capelão na Casa de Saúde do Telhal. A 30 de Maio, no Capítulo Provincial da Ordem, foi eleito 2º Conselheiro Provincial, cargo que via desempenhar até 2014, mantendo todas as outras responsabilidades. A Capela do Hospital está aberta ao povo que reside nas imediações e funciona como capelania da Paróquia de Algueirão – Mem Martins.

Ordem Hospitaleira

A Ordem dos Irmãos de S. João de Deus foi fundada por este santo português nascido em Montemor-o-Novo em 1495. Ele fez uma opção clara pelos doentes abandonados, sobretudo os que padeciam de doenças do foro psiquiátrico. Hoje, a Ordem está em 50 países e dirige 288 Obras apostólicas. Conta o Irmão Alberto: ‘tem como missão a hospitalidade - evangelizar pela hospitalidade, em que o grande desafio é o trabalho conjunto com os colaboradores - que sempre nos marcou desde o início da Ordem, com S. João de Deus’.

Mensagem final

O Irmão Alberto deixa uma mensagem: ‘Sejamos bons samaritanos, sendo hospitaleiros na atenção ao próximo, principalmente com as pessoas que mais sofrem, dando nos aos outros com muita hospitalidade!’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: