Rumo ao sacerdócio
Entrou no Postulantado em 1994, no Telhal, fez Noviciado em Espanha, a Primeira Profissão em 1997,
É Irmão e é Padre, situação que é rara nesta Ordem Hospitaleira. O Alberto explica: ‘apesar de sermos uma Ordem Laical, temos um privilegio da Santa Sé, para podermos ter padres próprios para o serviço pastoral dos nossos centros e hospitais’. O mais normal seria que ele fizesse outra formação académica: ‘geralmente, tiramos cursos para trabalhar na missão, na área da saúde, no entanto, em diálogo com os superiores, achou-se por bem, vocacionalmente, ser um Irmão Padre, em vez de ser Irmão enfermeiro, médico, psicólogo, administrativo, etc’.
Um mar de tarefas....
A Ordenação de Padre foi em Vilar de Frades, Barcelos, ao lado do Centro dos Irmãos de S. João de Deus, em 2003. Nomeado Capelão deste Centro, assumiu logo a responsabilidade, a nível da Ordem, de coordenar a pastoral juvenil e vocacional. Também lhe confiaram a tarefa de coordenar a Juventude Hospitaleira, o ramo juvenil laical de quantos querem partilhar a espiritualidade e a Missão dos Irmãos e das Irmãs que bebem da fonte de S. João de Deus. Estas tarefas mantêm-se sob a sua responsabilidade.
De
Ordem Hospitaleira
A Ordem dos Irmãos de S. João de Deus foi fundada por este santo português nascido em Montemor-o-Novo em 1495. Ele fez uma opção clara pelos doentes abandonados, sobretudo os que padeciam de doenças do foro psiquiátrico. Hoje, a Ordem está em 50 países e dirige 288 Obras apostólicas. Conta o Irmão Alberto: ‘tem como missão a hospitalidade - evangelizar pela hospitalidade, em que o grande desafio é o trabalho conjunto com os colaboradores - que sempre nos marcou desde o início da Ordem, com S. João de Deus’.
Mensagem final
O Irmão Alberto deixa uma mensagem: ‘Sejamos bons samaritanos, sendo hospitaleiros na atenção ao próximo, principalmente com as pessoas que mais sofrem, dando nos aos outros com muita hospitalidade!’.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário