Nasceu e cresceu nas margens do Rio Zambeze,
Moçambique, o berço
Nasceu ao cair da tarde,
O pai era despachante oficial e ela cresceu numa comunidade cosmopolita, com pessoas vindas de todo o mundo: ‘Certamente foi esta experiência das origens, que criou e desenvolveu em mim, o sentido e o apreço pelo diferente da inter-culturalidade e do inter-religioso… da tolerância na simplicidade …’.
Aos 4 anos, o pai adoeceu e a família veio a Portugal, regressando ela e a mãe à Beira quando ele faleceu. Foi lá que encontrou as Franciscanas Missionárias de Maria, frequentando o seu Colégio. De aluna a candidata a Irmã parecia ser apenas um passo, mas a entrada nas FMM só aconteceu muito mais tarde, até porque era filha única de Mãe viúva. Entrou no mercado de trabalho, mas a sua vocação era outra. O seu empenho apostólico passava pela catequese e pertença a movimentos eclesiais.
Era então Bispo da Beira o grande D. Sebastião Soares de Resende: ‘Ele foi para mim um Grande Pastor, um verdadeiro Profeta Africano….que me transmitiu a chama missionária numa luta sem precedentes pela justiça pelos povos africanos, pelo direitos humanos, que por amor gastou e ofereceu a sua breve, mas cheia vida, Foi um lutador por esta causa durante o Concílio do Vaticano II’.
Vencida por Deus, entrou nas FMM aos 25 anos. Professou em França em 1965, com o nome de Maria Emanuel.
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)
Texto: Pe. Tony Neves - iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: JCF
Sem comentários:
Enviar um comentário