quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MIGUEL RIBEIRO, MONTE ABRAÃO - A 8 DE SETEMBRO, PARA SEMPRE...

Estudou Engenharia, fez duas missões de um mês em Angola e decidiu avançar para uma experiência de voluntariado. Estava em Malange quando deu a notícia de que queria ser Padre. Regressou, fez a Teologia e, no dia 8 de Setembro, fez os seus Votos Perpétuos. A Missão vai correr-lhe nas veias durante toda a vida.

O berço da vocação

Descobriu o caminho da missão na catequese paroquial, no Monte Abraão, pois as catequistas estavam ligadas aos Missionários da Consolata. Feito o crisma, entrou para os Jovens Sem Fronteiras (JSF): ‘ Aí fui aprofundando o que tinha sido semeado durante os anos de catequese, e construindo (sem dar conta) uma base sólida para a minha consagração à missão’.


Foi na Paróquia que aprendeu a “ouvir” Deus: ‘Sempre foi uma comunidade à escuta do que se passa nas igrejas de outras partes do mundo. A isso não será alheio o trabalho do primeiro pároco, o Padre Fernando de Cima, ele próprio missionário em Angola. O falecido Padre Francisco José incentivou ainda mais a oração quotidiana pelas vocações. O Padre Jacob continua este trabalho e acolhe-me como um filho da terra, apesar da pouca ajuda que hoje posso dar na comunidade por me encontrar a estudar no Porto. Dos paroquianos sempre recebi manifestações de um carinho muito grande, junto com um enorme apoio material e espiritual’.

Missão aqui e em África

A primeira Missão do Miguel foi no Alentejo, em Sobral da Adiça numa Semana Missionária no Verão de 1995. Nos anos seguintes, foi até Angola, realizando ‘Pontes’ em Malange e Huambo. Marcado por estas experiências quis fazer uma Missão mais longa e partiu em 2002 para Malange: ‘Desta vez fui sozinho e integrei-me no trabalho da paróquia da catedral onde trabalham ainda os espiritanos e onde já estavam há mais de um ano duas JSF que me ajudaram muito na integração inicial. Os trabalhos principais que eu tinha eram as aulas de Matemática e Física no Seminário Propedêutico Espiritano e a implementação de uma bomba de água num local remoto, accionada por um painel foto voltaico’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: