segunda-feira, 4 de maio de 2009

PÁSCOA NA AMAZÓNIA

LÚCIA PEDROSA, FISIOTERAPEUTA DO IPO

No princípio era a Fisioterapia. Decidiu dar a vida a diminuir o sofrimento dos outros. O resto veio depois. Quando, em 1997, entrava para os quadros do IPO, em Lisboa, esta leiriense não imaginava as voltas que a sua vida de cristã ia dar.

De Cabo Verde aos Dembos...

Vamos aceitar que tudo começou em 2001 quando, a convite de um Missionário se lançou numa campanha para arranjar mapas e quadros escolares para a Escola da Calheta, em Cabo verde, que acolhia os alunos que a Escola Oficial não aceitava. Foi lá e o fruto desta visita levou-a a envolver muita gente, a começar pela sua Paróquia (Santa Eufémia) que cantou as janeiras para este projecto missionário, seguindo-se a campanha dos livros e padrinhos para apoiar os estudos dos alunos mais pobres.

Em 2003, cruza o mundo e vai parar numas Ilhas perdidas das Filipinas onde fotografa a beleza da paisagem e das pessoas, mas a miséria em que muitos (sobre) vivem. Aumenta a sensibilidade a uma opção pelos mais pobres e a convicção de que as fotos podem dar uma mãozinha à Missão.

Já nos Jovens Sem Fronteiras, candidata-se a uma experiência missionária em África e sai-lhe na rifa a Missão dos Dembos, no norte arrasado da Diocese de Luanda. A sua formação na área da Saúde era vital numa Angola saída de 40 anos de guerra. Este país entrou-lhe no coração para nunca mais de lá sair. Até hoje.

(Continua no próximo Post...)

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: