sexta-feira, 8 de maio de 2009

MISSÃO DE CABO VERDE À ABÓBODA

P. Veríssimo Teles, Pároco

Nasceu em Bragança há 67 anos. Fez a formação nos Seminários Espiritanos e, na hora da Ordenação, foi nomeado para Cabo Verde. Ali, na Ilha de Santiago, deu o pontapé de saída para uma Missão que não parou mais de oferecer novidade. 

Equipa Provincial

De regresso a Portugal, trabalhou na Pastoral Vocacional e na Imprensa, como director da revista ’Encontro’. Foi membro da Equipa Provincial dos Espiritanos, encarregado do sector da animação Missionária. Percorreu o país, de lés a lés, a falar da Missão e a acompanhar os jovens que diziam ter a semente vocacional a despertar nas suas vidas. Trabalho árido, sem grandes frutos, este investimento pastoral foi feito com muita convicção.

Capelania dos Africanos

Uma parte importante da sua vida foi partilhada com imigrantes no Patriarcado de Lisboa. Nomeado Responsável pela Capelania dos Africanos, o P. Veríssimo Teles foi um lutador incansável pelos direitos que quem veio de longe à procura de oportunidades que nem sempre encontrou. Atirados para os subúrbios miseráveis de Lisboa, muitos destes imigrantes viviam em condições infra-humanas e não tinham grandes possibilidades de celebrar e aprofundar a sua Fé. O trabalho da Capelania, a este título, foi notável, pois foram muitos os bairros que criaram dinamismos de evangelização e solidariedade. Foi neste período que boa parte dos ditos ‘bairros de lata’ foram derrubados e os seus habitantes realojados em bairros sociais. 

Com os imigrantes, no CEPAC

A aposta no acolhimento e apoio aos imigrantes também é imagem de marca na vida do P. Veríssimo Teles, através do Centro Padre Joaquim Alves Correia (CEPAC), Instituição de que foi Director. Centenas e centenas de estrangeiros, sobretudo africanos, a maioria sem documentos, encontraram no CEPAC uma espécie de porto de abrigo, última tábua de salvação. Muitos ali conseguiram reunir condições e papeladas para a legalização, roupa para enfrentar o frio da Europa, comida para combater a fome de cada dia, algum apoio para medicamentos...

 (Continua no próximo Post...)

Texto: Tony Neves - In Jornal Voz da Verdade - Perfil

Foto: DR

1 comentário:

Pedro Barros disse...

A Bondade como Estilo de Vida


| XVII Congresso de Estudos de Teologia | 22 e 23 de Maio | Seminário Maior de Coimbra

http://aetc.pt.vu