P. Veríssimo Teles, Pároco
Nasceu em Bragança há 67 anos. Fez a formação nos Seminários Espiritanos e, na hora da Ordenação, foi nomeado para Cabo Verde. Ali, na Ilha de Santiago, deu o pontapé de saída para uma Missão que não parou mais de oferecer novidade.
Equipa Provincial
De regresso a Portugal, trabalhou na Pastoral Vocacional e na Imprensa, como director da revista ’Encontro’. Foi membro da Equipa Provincial dos Espiritanos, encarregado do sector da animação Missionária. Percorreu o país, de lés a lés, a falar da Missão e a acompanhar os jovens que diziam ter a semente vocacional a despertar nas suas vidas. Trabalho árido, sem grandes frutos, este investimento pastoral foi feito com muita convicção.
Capelania dos Africanos
Uma parte importante da sua vida foi partilhada com imigrantes no Patriarcado de Lisboa. Nomeado Responsável pela Capelania dos Africanos, o P. Veríssimo Teles foi um lutador incansável pelos direitos que quem veio de longe à procura de oportunidades que nem sempre encontrou. Atirados para os subúrbios miseráveis de Lisboa, muitos destes imigrantes viviam em condições infra-humanas e não tinham grandes possibilidades de celebrar e aprofundar a sua Fé. O trabalho da Capelania, a este título, foi notável, pois foram muitos os bairros que criaram dinamismos de evangelização e solidariedade. Foi neste período que boa parte dos ditos ‘bairros de lata’ foram derrubados e os seus habitantes realojados em bairros sociais.
Com os imigrantes, no CEPAC
(Continua no próximo Post...)
Texto: Tony Neves - In Jornal Voz da Verdade - Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário