quarta-feira, 6 de maio de 2009

PÁSCOA NA AMAZÓNIA

‘Mwenho Ukola’ e ‘Kamussamba’...

Sol Sem Fronteiras avança para o equipamento e funcionamento de um Orfanato na destruída cidade do Huambo (o Centro Mwenho-Ukola) e a Lúcia aponta para lá as baterias. Assim, as Janeiras de S. Eufémia, em 2004, garantiram o pão de cada dia para as 30 meninas do Centro e, no ano seguinte, compraram um grande fogão.

Como à sua volta ninguém pára, envolveu colegas do IPO e outros amigos (muitos deles ‘confessadamente ateus’) e lança-se numa nova aventura: as Exposições Fotográficas. Fez duas na Livraria Rei dos Livros, 1 na Paróquia de S. Tomás de Aquino, 1 no Hospital de Almada, 1 em Santarém...com fotos tiradas em Cabo Verde, Angola, Filipinas e Portugal... tudo para comprar os beliches e redes mosquiteiras para as meninas do Huambo. Batalhas ganhas.

Bento XVI lança a sua primeira encíclica no dia de Natal de 2005 e, no início de 2006, a Editora Rei dos Livros sugere à Lúcia Pedrosa que lidere o projecto de uma edição ilustrada. Ela agarra a proposta, com o objectivo de oferecer ao Orfanato do Huambo 2,50€ pela venda de cada livro. Lá constam, numa obra que esgotou a edição, dezenas e dezenas das fotos tiradas pela Lúcia.

Em Agosto de 2006 regressa a Angola, desta vez ao Huambo, onde se concretizou o Projecto ‘Ponte’ dos JSF. Foi um mês muito intenso que deu para perceber que o ‘Mwenho Ukola’ já tinha pernas para andar (que alegria!), mas havia outras instituições a precisar de grande apoio. E virou-se para o Centro de Mutilados da Kamussamba, fundado pelas Espiritanas num dos bairros periféricos pobres da cidade. Então, as Janeiras de S. Eufémia, apoiaram, nos anos seguintes, o pão para os mutilados e as crianças pobres.

Missão pelo Diálogo... 

É fácil encontrá-la nos espaços mais ousados da Missão hoje, lá onde se joga o diálogo inter-religioso (na mesquita, nos templos hindus...) ou onde se vive o ecumenismo (nos fórum ecuménico jovens, em Taizé...). Não foi por acaso que a Lúcia Pedrosa fez parte da delegação portuguesa à II Assembleia Ecuménica Europeia (Sibiu - Roménia, 2007).

No coração da Amazónia...

Na hora de deixar a Coordenação Nacional dos JSF, a Missão não parou. Aceitou logo o convite para fazer parte da nova equipa do Sector de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa.

Porque tinha que fazer uma formação, no Rio de Janeiro, na área da Fisioterapia, programou logo a vida para ‘queimar’ já as suas férias e acertou tudo com os Espiritanos na Amazónia para ir lá viver a Semana Santa e a Páscoa. Lá está, a vibrar com outros ritmos, a enfrentar outros calores, a acompanhar uma Igreja de remos sempre à procura de novos remadores para a Barca do Evangelho.

(Fim do Post)

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: