sexta-feira, 29 de maio de 2009

Conclusão - A MISSÃO DE ANIMAR - IRMÃ ASCENSÃO LOURENÇO, ESPIRITANA

Filosofia e Teologia

As exigências de uma Pastoral de qualidade lançaram-lhe um desafio à sua própria formação académica. Assim, faria Filosofia com os Beneditinos e Teologia no Instituto Pio XI, em São Paulo.

Reconhece que foi uma ousadia: ‘fui pioneira porque ao começar o curso era a única aluna, logo seguida nos outros anos por outras Religiosas’. Foi entre um curso e outro que assumiu a coordenação da Comunidade Paroquial de São Pedro, em César de Sousa, Diocese de Mogi das Cruzes, na periferia de São Paulo. 

Na Favela do Pastão

Ao dar início à Teologia, mudou-se para a comunidade do Noviciado, em Vila Zat e empenhou-se na pastoral da Favela do Pastão, nas periferias de S. Paulo. Diz: ‘Aí restaurámos o Centro Comunitário com o empenho dos leigos. Foi uma experiência muito bonita e ousada porque era uma zona perigosa. Mas, diga-se de passagem, que os bandidos fugiam de nós, Irmãs. A nossa cruzinha branca ao peito e a nossa simplicidade tinham um impacto extraordinário já que todos nos conheciam. Nunca tivemos problemas, embora a nossa casa tenha sido assaltada quando nós não estávamos lá’.

Na hora da despedida, quando terminou a Teologia, em 1989, foi difícil aceitar o convite das Superioras para regressar a Portugal.

Missão em Portugal 

A Animação Missionária passou a ser, até hoje, o campo de Missão da Irmã Ascensão. Começou em Braga, mudando depois para o Porto e Lisboa, onde se encontra na casa Provincial das Espiritanas, na Cruz Quebrada.

Tem sido uma trabalhadora incansável ao serviço dos Animadores Missionários Ad Gentes (ANIMAG), nas suas muitas Semanas Missionárias, realizadas de norte a sul do país.

Integra, desde há anos a esta parte, a equipa das Jornadas Missionárias, realizadas todos os anos em Fátima, o que – diz ela -  ‘me dão uma visão do caminhar da Igreja em Portugal’. A nível da Congregação, acompanha um grupo de Leigos, os Amigos da Missão e de Eugénia Caps (AMEC), fundado em 1996.

Fazendo o balanço da sua vida, a Irmã Ascensão escreve: ‘Por vezes, sinto possível e vivo, acontecer connosco a percepção de Lúcia de Jesus: Deus quer servir-se de ti. Só me resta deixar acontecer este sonho na minha vida, sonho este que me levará onde Ele quiser’.

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR

Sem comentários: