segunda-feira, 1 de junho de 2009

"NÃO PODIA FICAR PARADA!" - ANDREIA, LEIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO


Andreia Carvalho nasceu há 25 anos em Almeirim, mas aos 4 anos já estava em S. Domingos de Rana. A Missão entrou-lhe pelos ouvidos, ou melhor, pelo coração: ‘Quando tinha 12 anos, ouvi um missionário (Espiritano) falar na Missa da catequese e o meu coração vibrou. Não me esqueci mais desse momento e o sonho foi crescendo comigo. Aos 15 entrei para o Movimento Shalom e a motivação foi ganhando mais sentido e fundamento. Parecia que já era Deus que me chamava mesmo’. 

Graça do Jubileu

Tinha 16 anos quando, nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Roma, encontrou a Lina, dos Leigos para o Desenvolvimento, com experiência missionária em Moçambique. Este encontro marcou mais um virar de página na história missionária da Andreia. Conta: ‘Falei bastante com ela porque era assistente social que era também o curso que eu queria seguir. E prometi-lhe que ia com os Leigos assim que terminasse o curso! ‘

 A Andreia tem uma Fé profunda que a obriga a ligar a convicção aos compromissos: ‘Não acredito em fé sem obras. Se acreditamos, se Jesus é mesmo exemplo para nós, isso tem que mudar a nossa vida e sobretudo, tem que nos levar aos outros. Não podia ficar parada! ‘. E, com este espírito, preparou-se para partir.

Dar de graça

Partilhar com quem não tem a riqueza que resultou das oportunidades que teve...foi o grande motor que levou a Andreia a partir: ‘Se Deus me deu tantas graças como uma família, casa, possibilidade de estudar, de ser livre, de ter amigos, de viajar entre tantas outras coisas... então a minha responsabilidade mínima é tentar levar um pouco aos outros as oportunidades que eles não tiveram, mas que eu tive. Está escrito no Evangelho "Dai de graça, porque de graça recebeste." e é das minhas passagens de referência. Eu sou privilegiada e posso ajudar os outros. Como não fazê-lo? ‘.

 (Continua no próximo Post...)

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: