Comunidade em festa
E a festa foi um sucesso, pois começou ainda antes da sua realização, por causa da preparação. Montaram-se tendas fora da Igreja. Elaborou-se um programa geral de animação. Lançou-se o apelo á inscrição para um almoço que congregou mais de 500 pessoas, seguido de um concerto ao ar livre. Mas a Eucaristia foi o momento mais alto, porque os 20 grupos foram apresentados à Comunidade.
Há partes do programa da Festa que nasceram da necessidade de resolver problemas sérios. Por exemplo: ‘Tínhamos tendas montadas fora da igreja e era preciso vigiá-las de noite. Pagar seguranças era muito caro. Os jovens encontraram a solução com a proposta de uma longa vigília de oração de Taizé, prolongada até de manhã comum programa orientado pelos e para os jovens. Foi fantástico e resolveu o problema’.
Missão da ComUnidade
A Festa da ComUnidade mostrou ao P. Nélio que a Paróquia tem, para a Missão, mais dons e possibilidades do que se pensava: ‘a comunidade local, pelo modo como vive e se relaciona e porque tem em comum a fé no Deus que, por amor, morreu por nós, deve ser um testemunho interpelador de uma outra comunidade, o Reino de Deus já presente no meio de nós. Neste sentido, é uma missão da comunidade no seu todo: ela deve ser a protagonista da missão – o anúncio da Boa Nova - e não um sujeito passivo na sociedade em geral, uma instituição como tantas outras sem influência significativa na vida das pessoas’.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário