quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NÉLIO PITA, VICENTINO, PÁROCO DE S. TOMÁS DE AQUINO – MISSÃO NA COMUNIDADE

Nasceu na Madeira, cresceu numa família cristã. O encontro com um Padre Vicentino e a Juventude Missionária Vicentina abriram-lhe, de par em par, as portas da Missão e percebeu que Deus lhe apontava o caminho do sacerdócio. Porto, Salvaterra de Magos, Lisboa, Madrid e Funchal são as terras da sua vida. Estudou Teologia (Lisboa), Espiritualidade (Madrid) e Psicologia Clínica (Lisboa). É Pároco de S. Tomás de Aquino desde 2008. Acaba de organizar a Festa da ComUnidade.

Um longo caminho...

Nascido e crescido no Estreito da Câmara de Lobos, o Nélio sonhava ser músico profissional e as coisas de Deus pareciam interessar pouco nos anos quentes da sua adolescência. O encontro com a JMV e a conversa com o P. Gouveia calou a revolta que tomava conta do coração deste jovem que andava á procura de qualquer coisa que desse sentido á vida: ‘comecei a ler a Bíblia como um projecto de felicidade, um projecto para a vida em plenitude. E percebi que o Evangelho seria o meu manual de vida’.

Por isso, decidiu entrar na formação dos Padres da Missão, mais conhecidos por Vicentinos, porque fundados por S. Vicente de Paulo, o grande missionário da caridade, que faleceu faz 350 anos. Com 19 anos, deixava a Madeira e rumava ao Porto. Dali partiria para Salvaterra de Magos, onde fez o Noviciado, transitando para Lisboa, a fim de fazer estudos de Teologia na Universidade Católica. Terminou o curso em 1999, regressando á Madeira, onde seria Ordenado Padre no ano do Jubileu.

Trabalhou na sua Ilha natal até 2001, quando os superiores o surpreendem com um convite para estudar Teologia Espiritual na Universidade de Comillas, em Madrid. E lá partiu. Terminados os estudos em Espanha, foi nomeado para coordenar a formação de futuros padres vicentinos, em Lisboa, onde esteve de 2003 a 2008, iniciando um Mestrado em Psicologia Clínica.

S. Tomás de Aquino

Como a vida dá muitas voltas e os sinais do Espírito viram muitas coisas do avesso, é convidado em 2008 para ser Pároco de S. Tomás de Aquino, sucedendo ao P. José Alves, pároco desde a fundação, em 1986. O P. Nélio já percebeu que a sua paróquia está cheia de vida: famílias novas, jovens, crianças. Sente uma enorme necessidade de criar mais espaços de encontro, de escuta, de reflexão, de oração, de ajuda. Daí a iniciativa da Festa da ComUnidade: ‘Que ela seja oportunidade para reparar e fortalecer os laços que, entre nós, já estejam gastos pelo tempo e pelas circunstâncias da vida. Que nos faça sentir que, como Igreja, somos uma grande família. – assim escreveu o P. Nélio no convite á festa.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto - Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

2 comentários:

Henrique Abrantes disse...

Olá tudo bem? Eu sou do Grupo HAS e tenho interesse em colocar um banner no seu blog.
Na verdade seria uma troca, você colocaria um banner no meu blog e vice versa entre em contato comigo:
E-mail: has.25@hotmail.com
Blog: http://has02.blogspot.com

Conheça também meu novo blog sobre notícias, esse é para adicionar aos favoritos pois tem notícias a todo momento.
Blog: http://hastv.wordpress.com/

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^