quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

HUGO, FAMÕES, MISSIONÁRIO, SEMINARISTA NOS OLIVAIS - MISSÃO DE FAMÕES A NAMBUANGONGO - Conclusão


De Nambuangongo ao Seminário

O Hugo é finalista de Teologia no Seminário dos Olivais. Não foi Angola que o ‘empurrou’ para ser padre, mas deu uma grande ajuda: ‘O envolvimento no projecto foi mais uma das muitas pequenas coisas que contribuíram para perceber que Deus me chamava a servir a Igreja de forma especial’. Foi deixando de parte alguns projectos pessoais e de carácter cultural, para se envolver mais na vida da Paróquia. O testemunho do P. Daniel também foi decisivo para um compromisso paroquial mais intenso que o levaria á decisão de entrar no Seminário. As portas de S. José de Caparide viram-no entrar a 21 de Setembro de 2004. De lá transitou, em 2007, para o Seminário dos Olivais.

Missão também em Portugal

O Hugo também faz Missão em Portugal: ‘no projecto ‘Tuala Kumoxi’, organizámos missões de evangelização em Famões, porque sabemos que só uma comunidade evangelizada pode ser uma comunidade evangelizadora. Em 31 de Outubro de 2009 realizámos a "Caminhada da Esperança" em que mais de uma centena de crianças, jovens e adultos caminharam pelas ruas de Famões anunciando com alegria o Evangelho’. Também o Seminário o tem ajudado a valorizar a dimensão missionária da sua vida: ‘participei no ICNE, durante um ano fui visitador regular no Estabelecimento Prisional de Lisboa, fiz visitas no Hospital de Santa Maria, estive durante quinze dias a morar no Hospital de S. João de Deus, no Telhal, fiz um Campo de Evangelização de 15 dias em S. João das Lampas’.

Dar continuidade à Missão

Famões – Nuambuangongo é uma geminação bem sucedida, pois aposta no envolvimento de todos nos projectos. E mais. A grande aposta tem sido na Evangelização, ’especialmente pelo trabalho de reanimação das comunidades católicas espalhadas pelo extenso território de Nambuangongo, onde encontrei, em 2004, pessoas que esperavam desde os anos 60 para casarem e visitei aldeias onde há 40 anos não chegava um padre. Em 2008, preparámos a visita pastoral de D. Jaka e a Paróquia encheu-se de festa, porque há 50 anos que não tinham a visita de um Bispo’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: