segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HUGO, FAMÕES, MISSIONÁRIO, SEMINARISTA NOS OLIVAIS - MISSÃO DE FAMÕES A NAMBUANGONGO

Nasceu em Lisboa, mas Angola e Moçambique tomaram conta de parte do seu coração. Estudou Línguas e Ciências da Comunicação, mas é a Teologia que lhe enche as medidas e rasga horizontes novos à sua vida. A Missão corre-lhe nas veias e será, muito em breve, um Padre Diocesano.

Angola, no rescaldo da guerra

O Hugo Gonçalves nasceu em S. Jorge de Arroios, mas bem cedo foi parar a Famões onde cresceu: ‘estive sempre muito ligado ao voluntariado durante a Juventude, em Associações Juvenis e Culturais’. Entrou na Universidade Nova de Lisboa, para o Curso de Línguas e Literaturas Modernas, trabalhou na Expo 98 na Portugal Telecom onde trabalhou até 2000, mudando-se para a Novis até 2004, quando decidiu entrar no Seminário. Nessa altura, já tinha mudado de curso e estava na UAL a fazer Ciências da Comunicação.

Jovem comprometido na Paróquia, participou no processo de Geminação com Nanbuangongo, um projecto liderado pelo P. Daniel: ‘Como alguns padres mexicanos, antes de irem para Angola, passavam por Famões para aprender português, contactámos com um deles, o Pe Luis Yepes, dos Missionários de Guadalupe. Ele era Pároco de Caxito e indicou-nos a Paróquia de Nambuangongo, que não tinha padre’. A guerra em Angola acabou em 2002, a Geminação foi oficializada em 2003 e o primeiro grupo de Voluntários partiu para Nanbuangongo em 2004. O Hugo fazia parte desta equipa e fez uma experiência que deixou marcas para o resto da vida.

Partiu...para Moçambique

Com experiência de Missão em África, recebeu, em 2006, um convite que não ousou recusar. O P. Nuno Coelho, agora Pároco de Cascais, lançou-lhe o desafio de apoiar a ‘Equipa d’África’: ‘acompanhei o grupo a Moçambique, onde pude contactar com diversas comunidades religiosas em várias localidades, um pouco por todo o país’.

Projecto Tuala Kumoxi

A Geminação com Nambuangongo esteve sempre activa, mas o re-envio de uma equipa em missão só aconteceria após a criação da nova Diocese do Caxito, em 2007, com a nomeação do Bispo D. António Jaka. Por isso, o Hugo aprendeu o caminho de regresso a Nambuangongo e lá foi, com a sua equipa, em 2008 e 2009: ‘o nosso projecto recruta os seus membros de entre os cristãos activos na vida paroquial, pelo que é frequente ser gente que, além do Projecto Tuala Kumoxi, está envolvida noutros grupos ou movimentos na paróquia’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: