sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JOSÉ GASPAR, MISSIONÁRIO EM ANGOLA, PORTUGAL E... MISSÃO DE LISBOA Á AMAZÓNIA - Conclusão

Animação Missionária

Portugal voltou a chamá-lo e, em 1991, já estava no Seminário da Silva, em Barcelos, de novo envolvido na Formação e a acompanhar os núcleos da LIAM da diocese de Viana do Castelo. A doença grave que levaria para a Casa do Pai o P. Marinho Lemos foi a razão da nomeação do P. Gaspar para Lisboa, em 1999. Virou o século e o milénio como Animador Missionário. Percorreu, de lés a lés, as Paróquias de Lisboa, Santarém, Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores, visitando os grupos da LIAM ou fazendo animação missionária juntamente com os membros dos outros Institutos Ad Gentes (ANIMAG).

Com o P. Alves Correia

Quem conhece o P. José Gaspar reconhece-lhe uma enorme sensibilidade à causa dos pobres. Pobre, simples e austero, é um dos incansáveis lutadores pela ‘Justiça e Paz’, sempre pronto a dar a cara pelas causas dos mais excluídos. Conta: ‘Envolvi-me na problemática das migrações no âmbito sobretudo do trabalho do Centro P. Alves Correia (CEPAC) de apoio a imigrantes, privilegiando os mais carenciados, que são os sem papéis. O P. Alves Correia (no busto da foto) foi e continua a ser uma figura inspiradora. Conheço-o pelo que dele se tem escrito, e pelo testemunho de pessoas que o conheceram. Pelo que dele referem vejo-o como uma pessoa que aliava bondade com frontalidade. Era bom, ajudava muita gente e de maneira discreta, lidava com o sofrimento dos pobres, analisava-o à luz do Evangelho e usava os seus dotes de bom escritor para denunciar as injustiças. Por isso foi também ele injustiçado e morreu no exílio; mas irradia luz e inspira-nos a estarmos com os que mais sofrem como sinais para eles do Deus-Amor’.

A caminho da Amazónia

Diriam que está na idade da reforma, mas o P. Gaspar tem a ousadia de começar uma nova Missão, atravessando o Atlântico rumo à Amazónia: ‘Encaro esta mudança com toda a naturalidade. Há mais de um ano que manifestei a minha disponibilidade para a missão ao longe. Confio em Deus e na oração de quantos estão comigo fazendo do longe perto’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: Tony Neves

Sem comentários: