segunda-feira, 20 de abril de 2009

A MISSÃO DA FAMÍLIA LUNGU


A Rita Monteiro nasceu em Lisboa. O Félix Lungu é romeno e veio para Portugal estudar Teologia, com os Verbitas, em 1995. Ela pertence ao grupo fundador dos JSF da Portela, participando, em 1997, na ‘Ponte’ realizada no Huambo, em plena guerra civil. Conta: ‘Dei aulas de português a professores e trabalhei também na Pediatria do Hospital do Huambo. Fiz ainda animação de crianças, visitas às comunidades, responsáveis da cozinha comunitária, etc. Ali percebi que a Missão lá fora tinha que ser mais prolongada’. Ao regressar, começou um trabalho mais comprometido com a comunidade do Prior Velho que mais tarde passou a ser paróquia (catequese, coro, grupo de jovens).

Do ‘Diálogos’ a Monapo 

Conheceram-se num contexto eclesial, como nos confidencia o Félix: ‘Conheci a Rita na grupo de jovens que participava nos encontros da "Oração Jovem", uma dinâmica de encontros de oração e reflexão promovida pelos Missionários do Verbo Divino em Lisboa. Participamos, juntos, nas actividades da Paróquia do Prior Velho, onde a Rita estava mais inserida como catequista, mas também nos cruzamos na peregrinação a Taizé, Páscoa Jovem no Alentejo, Expo 98 Pavilhão Inter-religioso, etc’.

Estão na origem do Projecto ‘Diálogos’, Leigos Missionários ligados aos Verbitas e foram os primeiros a partir. Tal aconteceu no ano 2000, rumando ao norte de Moçambique. Lá partilharam a sorte e a má sorte do povo pobre de Monapo, até 2002. A Rita foi professora de Matemática na escola secundária de Monapo, na província de Nampula, diocese de Nacala. O Félix foi formador de catequistas com a responsabilidade de coordenar os cursos. Trabalharam ambos na luta contra a lepra e a sida, apoiados pela APARF. E ainda houve tempo para a instalação de uma Biblioteca Comunitária que continua a ser uma mais valia para todos os alunos da Vila de Monapo e arredores.

(Continua no próximo post...)

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: