segunda-feira, 27 de abril de 2009

IRMÃ MAFALDA, BAIRRO 6 MAIO: MISSÃO EM ÀFRICA... AQUI


10 de Junho de 2008, dia de Portugal. Em Viana do Castelo, o Presidente da República condecorou, com a Medalha de Mérito Civil, uma Irmã que o grande público e a comunicação social não conheciam. Chama-se Mafalda Moniz, veio dos Açores para as Irmãs Dominicanas do Rosário e é a Directora Técnica do Centro Social do Bairro 6 de Maio, na Venda Nova – Amadora. Foi por isso que ganhou a medalha. 

Um longo caminho até ao Bairro 

Num exercício de regresso às origens, a Irmã Mafalda recorda os seus pais e os 14 irmãos, família açoriana muito católica. Entrou nas Missionárias Dominicanas do Rosário em 1987, na Comunidade da Venda Nova: “Foi amor à primeira vista, senti-me em casa tanto na Comunidade como no Bairro. Vim, gostei e fiquei…”. Até hoje. Ali vive e trabalha com mais duas Irmãs. 

Moçambique acolheu-a, de 1990 a 1993, para fazer grupo com duas noviças moçambicanas que estavam na mesma etapa que ela. Foi uma experiência muito forte que a marcou para toda a vida. Lá fez a sua 1ª Profissão, em 1992.

Regressou a Portugal em 1993, para prosseguir os estudos, indo parar um ano (1995) à América Latina para o Juniorado. Regressou ao Bairro 6 de Maio em 1996, começando o Curso de Política Social, na Universidade Técnica de Lisboa (1996-2000).

Um Centro Social especial...

O Centro Social do Bairro 6 de Maio é uma referência de intervenção social num meio imigrante e marcado por muita pobreza e exclusão social. Ali fez um pouco de tudo: Monitora de Apoio Escolar; Animadora Sócio-cultural; Membro do Grupo da Missão do Bairro; Técnica de Serviço Social; Coordenadora Pedagógica, Directora Técnica. Mas explica bem a sua forma de estar na vida e no Bairro: “Sou, acima de tudo, Missionária, pelo que para além do trabalho profissional, a minha entrega passa por fazer parte da Equipa de Pastoral da Missão do Bairro, por ser catequista, animadora num grupo de jovens e membro da Equipa de Pastoral Juvenil da Família Dominicana”.

Em 2008, foi nomeada para o Prémio “Mulher Activa”, lançado pela revista com o mesmo nome.

(Continua no próximo Post...)

Texto: Tony Neves - in Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: Lusa

Sem comentários: