quarta-feira, 18 de maio de 2011

HELENA OLIVEIRA, IRMÃ DO AMOR DE DEUS: ANUNCIAR O EVANGELHO ÀS NOVAS GERAÇÕES - Conclusão

Da Serafina a Roma

Entretanto, o encontro com os mais pobres deu-se no Bairro da Serafina, em Lisboa: “Era um bairro problemático e pobre, o que me dava alguma ‘recompensa’ interior. Mas, ao mesmo tempo, ao contactar com a pobreza, percebi que as pessoas estavam muito habituadas ao paternalismo, ao não fazerem nada para sair da sua situação decadente. E muito do esforço educativo que tentávamos fazer era rejeitado, porque estavam mais cómodos assim”. A Helena estava num externato onde foi directora pedagógica três anos, depois de lá ter estado dois como professora de Ciências e de EMRC.

As ‘democracias’ da Vida Consagrada têm as suas consequências e foi eleita Conselheira da Provincial e, dois anos mais tarde, nomeada Secretária Provincial, tendo que deixar a Serafina e ir para a Casa Provincial. No Capítulo seguinte, saiu do governo e foi nomeada coordenadora da pastoral da Congregação. Para exercer este cargo com competência, estudou Animação da Pastoral Juvenil, estando três anos em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana.

De regresso a casa, foi colocada, até hoje, no Colégio do Amor de Deus, em Cascais, onde assume a coordenação da pastoral do Colégio e de toda a Província.

Formação e Pastoral Juvenil

Outras portas se vão abrindo à missão da Irmã Helena. Ela partilha dois convites que considerou irrecusáveis: “Fui convidada a dar aulas na Escola Razões da Esperança da diocese de Leiria-Fátima, onde de 15 em 15 dias à noite vou partilhar com os catequistas da formação geral algo do que aprendi e da minha experiência. Também comecei a participar no Conselho Nacional da Pastoral Juvenil e, agora, por convite do Director Nacional da Pastoral Juvenil, pertenço à comissão permanente do DNPJ”.

Olha o futuro com confiança: “Apesar de tudo, acho que vale a pena arriscar em ser Irmã do Amor de Deus. Hoje mais do que nunca são precisos sinais vivos do amor, que é a única coisa que realiza plenamente e dá a verdadeira felicidade”.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: