segunda-feira, 16 de maio de 2011

HELENA OLIVEIRA, IRMÃ DO AMOR DE DEUS: ANUNCIAR O EVANGELHO ÀS NOVAS GERAÇÕES


Filha de operários, neta de sacristão, cedo quis ser Irmã, mas só a maioridade permitiu dar esse passo. A paixão pela pastoral e pelos jovens fê-la andar pelas vielas do Bairro da Serafina e pelos corredores do Colégio de Cascais. Depois de especialização em Roma, coordena a pastoral da sua Congregação, dá aulas em Leiria e pertence à Comissão Permanente do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil. Tudo por causa do Amor gratuito de Deus.

De Ílhavo às Irmãs do Amor de Deus

Filha de operários da Vista Alegre e neta de sacristão, a Igreja sempre fez parte da sua história. Filha única até aos nove anos, viveu a alegria de ter dois irmãos de uma vez só, completando assim a família. Sobre os primeiros anos por terras da Carvalheira de Ílhavo, confessa: “Foi uma infância que eu considero muito feliz e cheia de aventuras próprias da idade. Adorava andar na escola e sonhava ser professora”. Foi catequista e animadora juvenil. Conheceu as Irmãs do Amor de Deus, mas a família sempre se opôs à ideia dela ser Religiosa. Foram anos de tormento, como confessa a Irmã Helena, mas não parou a sua busca. E “como o fruto proibido é o mais apetecido, eu ia na mesma encontrar-me com elas e aliás, até passei a visitar outras ao fim de semana, quando não ia ao baile!”.

Só aos 18 anos obteve a autorização para sair de casa e fazer uma experiência vocacional com as Irmãs. Estávamos em Setembro de 1985, altura em que várias pessoas se prontificaram para ir convencer os pais da Helena, tentando ajudá-los a respeitar a sua decisão.

Ser para os outros...

O que é que a movia? Resposta pronta: “Essencialmente ser útil a tempo inteiro, de preferência em África. Dentro de mim havia uma urgência de ser para os outros a tempo inteiro. A descoberta do anúncio de Jesus surgiu mais tarde, já no caminho de formação. Neste, fiz uma descoberta que me fascinou e me mantém até hoje nesta caminhada de construção da fidelidade: Deus habita-me e é n’Ele que existo, sem Ele eu não sou eu! Esta descoberta fez nascer dentro de mim a vontade de o anunciar a todos. Deus é Amor e ama a cada um incondicionalmente!”.

Ser sempre a manifestação do amor gratuito de Deus na história das pessoas foi o carisma que a fascinou e tomou por dentro. Estudou Biologia, via ensino, na Faculdade de Ciências do Porto. Ainda durante o curso foi dando aulas de EMRC e de Ciências no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no Porto.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST…)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

1 comentário:

goiaba disse...

Cheguei aqui por acaso e gostei de a encontrar. Que pena tenho de terem desistido da "Educação Popular", Bairro da Serafina!
Desejo que o seu trabalho continue a ser gratificante.
Leonor