segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PAULA SILVESTRE, PROFESSORA NO CADAVAL: MISSÃO DO OESTE A CABO VERDE - Conclusão


Foi em 2008 que achou reunidas as condições para partir. Os sucessivos apelos do Papa à Missão não a deixaram indiferente. Entrou no Voluntariado Missionário e fez a Formação coordenada pela Fundação Evangelização e Culturas. Participou nos Encontros e no Retiro do Voluntariado. Na hora de decidir, a proposta da Calheta de S. Miguel Arcanjo, na Ilha de Santiago, foi a vencedora.

Espiritanos da Calheta

A Paula viajou para a Praia acompanhada de dois jovens padres Espiritanos: o P. Nuno e o P. Fernando. O P. Nuno, há 12 anos na Calheta, apresenta a Comunidade com quem a Paula vai partilhar a vida e a Missão: “Somos uma comunidade na ‘moda’, pois somos e vivemos, não só internacional e culturalmente na diversidade, mas também na diferença geracional. Dois portugueses, um angolano e um congolês. O mais velho, o nosso P. Ferreira da Silva, com a sua bonita idade de 80 anos, muitos deles passados em Angola e outros tantos aqui em Cabo Verde; o P. Nuno Miguel, com quase 12 anos de missão, sempre na Calheta; o P. Alfredo, angolano, ainda nos seus primeiros anos de sacerdócio missionário e o Cristophe, congolês, em estágio missionário.

O mundo jovem e a Educação

O secretariado paroquial da juventude tem realizado várias actividades: dias paroquiais da juventude, marchas jovens, acções de formação, campo de férias, acampamentos, intercâmbios juvenis, momentos de oração, caminhadas de sensibilização.

É a paróquia de todo o Cabo Verde que tem dado mais vocações sacerdotais e religiosas. Já conta com 8 sacerdotes naturais, entre diocesanos e espiritanos e muitas irmãs religiosas.

Da missão espiritana faz parte também a Escola Padre Moniz, sendo responsabilidade todo o seu funcionamento. “Escola fundada por um Espiritano e que agora nos compete assegurar e manter vivo este projecto. Com 250 alunos, desde o 7º ao 12º anos, apoiamos alunos desfavorecidos e fora do sistema educativo, permitindo assim, a progressão nos seus estudos”.

A Paula já aterrou em Cabo Verde onde a Missão tomará conta durante um ano. No aeroporto deixou claro: “Eu não vou ser mais missionária em Cabo Verde do que sou aqui”.

Texto e foto: Tony Neve iN Jornal Verdade - Missão

Sem comentários: