quarta-feira, 10 de novembro de 2010

P. MANUEL ABREU, MISSIONÁRIO DO VERBO DIVINO – MISSÃO VERBITA EM TRÊS CONTINENTES


‘Cidadão do mundo’, iniciador de novos projectos missionários, traz o sorriso da África no coração. Por lá andou 33 anos, aguentando a guerra de Angola e o tempo de reconstrução de Moçambique. Conclui que, em África, vale a pena ser missionário quase só para passar e saudar. Agora, a Missão é em Lisboa.

De Vila Verde a cidadão do mundo...

O P. Manuel Abreu, Verbita, é cidadão do mundo. Conta: ‘Todo o ser humano é fruto de várias culturas. E quanto mais mistura bem relacionada, mais humanos nos tornamos. Considero-me um cidadão missionário lusanbrasmo (português-angolano-brasileiro moçambicano)’.

Nasceu em Vila Verde (Braga) e cedo entrou para os Missionários do Verbo Divino (SVD) que tinham Seminário em Guimarães. Depois do Noviciado, professou em Fátima onde seria também Ordenado Padre em 1967.

Apostou forte na formação. Após estudos iniciais em Portugal, formou-se em Teologia na Alemanha. Com o andar dos tempos, aprofundou a formação em Espiritualidade (na Colômbia, no Equador e na Alemanha) e fez um Mestrado em Estudos Bíblicos, na Universidade de S. Paulo.

‘Batedor’ da Congregação...

Tem o perfil de ‘batedor’, pois a Congregação o escolheu e enviou a abrir comunidades: ‘Tive a graça de estar no começo de trabalhos novos SVD (Angola, Brasil norte, Moçambique) ‘. Bateu três continentes, tudo em nome do anúncio do Evangelho. O seu percurso missionário fala por si: começou em Guimarães (1969). Dali seguiu para Fátima (1970-75). Saiu de Portugal em 1975, para Angola, sendo colocado em Caungula, Angola. Sofreu muito à chegada a este novo país, quando quase todos partiam e o ambiente era hostil para os europeus. Ouviu alguém gritar-lhe: “vai embora, vai embora na tua terra”. Mas, com o andar dos tempos, sempre se sentiu em casa e deu para perceber o alcance desta recepção pouco hospitaleira: ‘Essas palavras duras, compreensíveis após 500 anos de colonialismo, foram totalmente superadas e transformadas nos anos seguintes’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST …)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Missão

Foto: DR

Sem comentários: