quinta-feira, 22 de julho de 2010

ÓSCAR DANIEL, RÁDIO RENASCENÇA – A MISSÃO A PARTIR DO ESTÚDIO - Conclusão

Missão pela Rádio

Na Renascença, podemos ouvi-lo a qualquer hora. Mas tudo começou com a sua presença em programas da noite, a fazer companhia a quem está acordado: ‘surgiu, pouco tempo depois, a oportunidade de trabalhar nas madrugadas. Eu era um jovem de vinte e poucos anos, encontrei uma realidade muito rica em termos humanos. Era um programa de inter-actividade, durante vários anos fui a companhia de inúmeras pessoas que procuravam na rádio uma companhia para a sua solidão. Tive momentos difíceis porque, pude conhecer muitos dramas humanos. Lembrei-me muitas vezes do que disse o meu Prefeito no seminário, o Pe Manuel Ferreira, quando se despediu de mim: ‘aconteça o que acontecer na tua vida, não percas esse dom que Deus te deu, a capacidade de ouvir o outro’. Isso foi o mais importante nas muitas emissões de madrugada’.

Portugal continua a escutá-lo e a dialogar com ele: ‘ ainda vivo momentos muito ricos no meu percurso radiofónico. Entre a meia-noite e as duas, converso com os ouvintes da RR sobre os mais variados temas’.

Com D. Manuel Clemente

O programa ‘Dia do Senhor’, domingo, das 10 às 11h, coloca frente a frente Óscar Daniel e D. Manuel Clemente: ‘O trabalho com o Bispo do Porto, ao longo destes anos tem sido muito importante no aprofundamento da minha fé. Hoje num mundo e sociedades de contrastes tão marcantes, o cristão deve ser a representação viva da pessoa, vida e acções de Cristo no mundo. Onde está um cristão tudo tem de ser diferente’.

Com Bento XVI

Casou-se em Dezembro de 2009, abrindo uma nova frente na sua Missão: a de construir uma nova família. 2010 trouxe-lhe a alegria de intervir na programação especial da Visita de Bento XVI a Portugal. Foi um dos animadores da multidão que esperava pelo Papa no Terreiro do Paço: ‘ Eu sou um admirador confesso deste Papa. O seu desafio, constantemente lançado para a relação harmoniosa entre fé e razão, é na minha opinião, um desafio importantíssimo nos nossos dias. E quem ler a ‘Caridade na Verdade’ ficará logo consciente que este é um Papa importante para o nosso tempo. Confesso que me interpelou a ideia deixada por Bento XVI para ‘fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo’. Esta ideia define o cristão como sinal de esperança no mundo, sendo a esperança um sentimento cada vez mais perdido’.

Missão dita

Óscar Daniel está convencido de que a Missão também se diz ao microfone e se difunde em FM ou em www.rr.pt.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

1 comentário:

MiradeJesus disse...

O Óscar Daniel é um locutor que aprecio e admiro muito. É notável a forma como conduz o diálogo com os ouvintes entre a meia-noite e as duas da madrugada. Gostei de o conhecer um pouco melhor e faço votos de boa eMissão aos microfones da RR.

P. Vítor Mira