quarta-feira, 28 de julho de 2010

BEATRIZ MORGADO, MONTE ABRAÃO – SAÚDE E MISSÃO DE MÃOS DADAS - Conclusão

Missão cá dentro e lá fora

Os Jovens Sem Fronteiras são o Movimento da sua vida. Lá chegou em 1995 e nunca mais largou esta onda missionária: ‘Estes jovens procuram, através do seu trabalho, sensibilizar, alertar e criar dinâmicas que lhes permitam ser bons cristãos e cidadãos responsáveis, empenhados e solidários, e dando particular atenção a projectos de desenvolvimento nos PALOP, principalmente nas áreas da Educação e da Saúde’.

Participou em muitas missões, cá dentro e lá fora. Fez Semanas Missionárias em Portugal, esteve num campo de férias com toxicodependentes em Espanha, andou a pé o Caminho de Santiago, mas os horizontes da Beatriz foram sempre mais largos. Assim, foi até Cabo Verde em 2002, realizar uma experiência missionária na Calheta de S. Miguel. Partiu para Angola em 2006 e 2007 para uma experiência nas áreas da Saúde e da Pastoral, no Huambo: ‘trabalhei com os profissionais de saúde - enfermeiros, alguns líderes da comunidade e grupos de mulheres, na formação sobre Noções Básicas de Saúde, VIH/SIDA e Tuberculose Pulmonar. Trabalhamos também num orfanato – Mewnho-Ukola - com as crianças e adolescentes e com as responsáveis’.

Desafios de Bento XVI

Viveu intensamente a visita do Papa e guarda no coração algumas afirmações: ‘Bento XVI disse que ‘é importante que os cristãos não se envergonhem de dizer que o são’… e para que esta afirmação seja real, tem que ser amadurecida não só em palavras, mas nas acções e atitudes na vida. É isso que procuro fazer. Acredito no que o Papa realçou, ‘que os leigos têm que rever e reinscrever a sociedade’ e é esse o desafio que quero manter na minha vida sempre’.

Balanço e projecto

Ao fazer o balanço do que já viveu, a Beatriz partilha: ‘A minha vida pessoal, profissional e cristã foi crescendo e amadurecendo ao longo destes anos. Sinto que ainda muito tenho a aprender… não é mau de todo… é sinal que até não sou assim ‘tão velha’ e que existem muitos desafios e objectivos pela frente’.

A 1 de Agosto parte com mais 15 jovens para o Brasil, onde coordenará o ‘Projecto Ponte 2010’, a concretizar nas periferias pobres da capital do Estado de Minas Gerais. Este verão, a Missão acontece em Belo Horizonte.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: