segunda-feira, 26 de julho de 2010

BEATRIZ MORGADO, MONTE ABRAÃO – SAÚDE E MISSÃO DE MÃOS DADAS

Enfermeira a caminho de Médica, vê a Saúde como espaço de intervenção do ‘Bom Samaritano’. Foi Presidente Nacional dos Jovens Sem Fronteiras. Realizou missões em Portugal, Angola e Cabo Verde. Está de malas feitas para o Brasil, onde viverá um intenso mês de Agosto nas periferias pobres de Belo Horizonte.

A responsabilidade do Baptismo

Nasceu numa família cristã e celebrou o Crisma aos 14 anos: ‘Lembro-me que foi um passo muito pensado, e duvidado… como quase todos os adolescentes. Saía de uma etapa “cinzenta” da minha fé… na qual procurava encontrar respostas racionais e objectivas para um “deus” que me haviam partilhado e que eu não conseguia palpar. Aceitei, contudo, fazer o Crisma, apoiada em duas premissas: 1. Deus é Amor… e do Amor eu não duvido nunca; 2. Se não tivesse dúvidas era porque estava amorfa, e não procurava encontrar respostas.

Então rendi-me à pequenez que ainda hoje tenho, e ousei um compromisso de ser Cristão, pelo meu Sim’.

O mundo da Saúde

Fez Enfermagem e começou a trabalhar num Hospital de Lisboa, até hoje: ‘por lá passam muitos “Cristos”: sem abrigo; emigrantes ilegais; jovens toxicodependentes, a quem tentamos ajudar a ver a vida por outros prismas; jovens, com a minha idade, a morrerem com SIDA; idosos abandonados pela família; … e tantos outros Cristos...’.

Lançou-se, em 2004, num Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Intercultural: ‘ foi uma forma ‘académica’, mas também activa, de enlaçar estas áreas – ao trabalhar as representações que adultos africanos infectados com VIH/SIDA têm da doença e as implicações na Educação para a Saúde. Alarguei conhecimentos sobre a interculturalidade e a Saúde, enquanto os integrava no meu percurso de vida’.

Está no 3º ano do Curso de Mestrado Integrado em Medicina: ‘A Saúde, a Educação, e a Missão, são áreas que me apaixonam e se foram entrelaçando na minha vida, quer pessoal, quer profissional, quer cristã’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: