quinta-feira, 15 de julho de 2010

P. MANUEL AUGUSTO FERREIRA, COMBONIANO – ANIMAR E COMUNICAR - Conclusão

Ásia à vista...

Desafiaram-no, em 1988, a fazer parte do primeiro grupo de missionários combonianos que rumava para a Ásia e foi parar a Manila. Lá lançaria uma revista missionária mensal, como parte de um projecto de animação missionária a desenvolver nas Filipinas: ‘World Mission’ sai em Inglês e está centrada mais na Igreja na Ásia e nos desafios da missão no continente das grandes religiões. O meu trabalho deu-me a ocasião, preciosa, de conhecer a Igreja em muitos países deste continente: Macau, China, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Tailândia, Sri Lanka…’.

Provincial e Geral

A missão na Ásia foi interrompida em 1996 quando foi eleito Provincial de Portugal, sol de pouca dura, pois seria eleito Superior Geral em 97, indo parar a Roma: ‘Aqui a tarefa foi conhecer e amar, animar, os meus colegas, num serviço feito de visitas, de reflexão e de acção de condução do instituto. Acabado este serviço, ofereci-me para voltar para a Ásia e de lá fui chamado, pelo meu sucessor em Roma, para voltar à direcção de Além-Mar, e assim deixar partir o Pe José Vieira, que se oferecera para o projecto da Rádio Bakhita, em Juba, no Sudão’.

‘Além Mar’ é uma revista conceituada, mas não uma tarefa fácil: ‘ é um trabalho entusiasmante seguir a actualidade eclesial e os caminhos da missão cristã no mundo de hoje’.

Bento XVI

Sobre o impacto missionário da Visita de Bento XVI a Portugal, o P. Manuel augusto, que também é presidente da MissãoPress, diz: ‘o que o Papa falou e fez entre nós veio certamente confirmar esta perspectiva missionária na leitura do seu pontificado, e na interpretação da sua visita. Como nos recordou o Papa, «as expectativas mais profundas do nosso mundo e as grandes certezas do Evangelho cruzam-se na irrecusável missão que nos compete».

A Missão que se escreve...

Vê ‘Além Mar’ como uma missão: ‘Sinto a alegria de contribuir, com o meu trabalho na Além-Mar, para que os cristãos portugueses – os jovens, os leigos, os sacerdotes e os consagrados – agarrem essa missão, tenham tempo para «escutarem e por ela se deixarem fascinar» pelos caminhos do respeito e do diálogo, da beleza do testemunho cristão autêntico’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: