terça-feira, 6 de julho de 2010

NUNO ROSÁRIO FERNANDES, PADRE – DOS MICROFONES AO ALTAR - Conclusão

Com Bento XVI

Não é exagerado dizer que todo o mundo o viu na Praça do Comércio, pois foi ele quem proclamou o Evangelho na Eucaristia que Bento XVI celebrou em Lisboa: ‘ Foi um momento único que ficará gravado para sempre, mais do que na memória, no coração’. Foi, depois, a Fátima: ‘Desta visita do Santo Padre queria destacar algo que ouvi na Igreja da Santíssima Trindade e que me marcou profundamente e de tal forma que, juntamente com o diácono Miguel que vai ser ordenado comigo, escolhemos para frase do nosso convite de ordenação. É uma frase que me parece muito profunda e que traduz muito bem o que é ser padre hoje e a missão que lhe está confiada: ‘Somos livres para ser santos; livres para ser pobres, castos e obedientes; livres para todos, porque desapegados de tudo; livres de nós mesmos para que em cada um cresça Cristo.’”

Padre, a partir de hoje

A ordenação Presbiteral do Nuno é este domingo nos Jerónimos. Ele já sabe o que o espera: ‘A realidade que irei encontrar daqui a uns meses, certamente, será a de uma Igreja que espera um padre que seja amigo, pai, e pastor. Por isso penso que é necessário no padre saber cultivar a amizade, e nessa ver o amor de Deus; saber ser pai como aquele que ama o filho sem olhar para a sua condição e limite; e o saber ser pastor que conduz pelo melhor caminho, mesmo que esse possa ser por vezes doloroso; e cuidando de cada uma das ovelhas como única como se fosse a única de um rebanho e não uma entre muitas’.

Padre com (e)missão

Tantas vezes ouvimos os seus comentários em Eucaristias. Agora, vamos vê-lo a presidir ao mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Cristo a quem decidiu entregar toda a sua vida como Padre. Homem da comunicação e do altar, o Nuno prepara-se para uma Missão onde os meios de comunicação se apresentam como o primeiro areópago dos tempos modernos – como disse J. Paulo II.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade

Foto: DR

Sem comentários: