quinta-feira, 6 de maio de 2010

ESPIRITANAS DE PORTUGAL, BRASIL, CABO VERDE E NIGÉRIA – PASTORAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE - Conclusão

Garantir mais Saúde

Acompanhei a Irmã Augusta na visita ao hospital. São algumas casas pequenas onde se pretende fazer um pouco de tudo o que é simples: consultas, partos, pequenos tratamentos. Sem possibilidade de fazer raio x ou exames, longe de qualquer cirurgia (alias, só vem o médico uma vez por semana, todo o serviço é assegurado por enfermeiros), a Saúde ainda tem muito caminho a fazer para responder às necessidades das populações. Por isso, os índices de morte por malária são altos, encontram-se muitas crianças órfãs, a mortalidade infantil também atinge percentagens muito elevadas. Uma equipa móvel percorre as aldeias do interior para vacinação e alguma formação, uma vez por mês, em quatro Centros. A incidência de HIV /Sida também é preocupante.

Pobre e abandonado, o interior norte de Moçambique tem épocas de fome ou desnutrição grave. Por isso, com o apoio da APARF, as Irmãs Espiritanas construíram e dirigem o Centro Nutricional ‘Crescer na Esperança’, inaugurado a 24 de Junho de 2009. Apoia 110 crianças, cada qual com a sua história bem sofrida. Ao ver as fichas, aparecem dados como ‘órfão’ ou ‘abandonada pela família’.

Educação no feminino

Foi na manhã de 6 de Abril. O Internato Feminino foi solenemente benzido e inaugurado. D. Germano Grachane chegou de Nacala para presidir ao acontecimento que juntou os Padres, as Irmãs, as Autoridades Locais, Sol Sem Fronteiras, os responsáveis máximos pela Comunidade Católica, as famílias de algumas das Meninas que farão deste Lar a sua nova Casa durante o ano Lectivo. Este projecto das Espiritanas pretende garantir a Escolaridade a 50 Meninas que virão das 77 Aldeias que pertencem á Missão de Itoculo. É um projecto de Sol Sem Fronteiras com co-financiamento do Governo Português (IPAD).

Depois de um momento de oração, D. Germano salientou a importância do Projecto, os Missionários falaram da aposta na Educação como chave da Missão e do Desenvolvimento, as Autoridades Locais, uma a uma, elogiaram o papel importante que a Missão Católica ali desempenha ao serviço das populações, sobretudo das pessoas e famílias mais pobres. Benzida a casa, espaço a espaço, a Irmã Rosenir, Directora, explicou cada um dos compartimentos, dando-se relevo especial à sala de estudo e biblioteca, com o nome de ‘David Piteira Santos’, cuja família é grande benfeitora da obra. Tudo se concluiu com um almoço. Seis meninas vivem já neste Lar que quer honrar o nome do projecto: ‘Educação na Esperança’.

Texto e Foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Sem comentários: