segunda-feira, 3 de maio de 2010

ESPIRITANAS DE PORTUGAL, BRASIL, CABO VERDE E NIGÉRIA – PASTORAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

Moçambique surgiu como apelo missionário em 2005. São cinco de quatro Países e três continentes na Comunidade das Espiritanas em Itoculo, no norte de Moçambique. Lançaram em 2009 o Centro Nutricional e acabam de inaugurar o Lar ‘Eugénie Caps’ que acolhe 50 meninas das aldeias que terão acesso a uma formação integral e à Escola Oficial. Foi em Itoculo que passei a Páscoa e participei na Bênção do Lar, presidida pelo Bispo de Nacala.

Comunidade trans-continental

Olhemos para o perfil das Irmãs. A Irmã Alice Areia tem 72 anos e um vastíssimo curriculum missionário e humanitário. Natural de Esposende, é enfermeira e já trabalhara antes em Cabo Verde, no Senegal e em Portugal (foi Superiora Provincial). É o rosto mais emblemático desta nova Missão que viu nascer, ajudou a crescer e vai agora confiar nas mãos de outras IrmãsA Irmã Adelaide Teixeira, 52 anos, é natural de Cabo Verde. Trabalhou vários anos em Portugal, formou-se como Animadora Sócio-Cultural e Assistente Familiar. Está em Itoculo desde 2006.

A Irmã Augusta Vilas Boas é de Barcelos. Formada em Enfermagem, com 42 anos, trabalhou alguns anos no interior pobre da Guiné-Bissau, sendo nomeada em 2006 para Itoculo, onde trabalha no hospital e dirige o Centro de Nutrição, fundado pelas irmãs Espiritanas com o apoio da Aparf.

A Irmã Joyce Abi é nigeriana, tem 37 anos, estudou na Nigéria e em Portugal, formando-se em Saúde Comunitária. Está em Itoculo desde 2006.

A Irmã Rosenir Soares nasceu em Minas Gerais (Brasil) há 45 anos. Especializou-se em Serviço Social, sobretudo no acompanhamento a jovens delinquentes. Trabalhou já no Brasil, nos Camarões, no Senegal e na França, sendo enviada a Itoculo em 2009 para ser a nova Superiora da Comunidade e Directora do Internato.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto e Foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Sem comentários: