segunda-feira, 1 de março de 2010

JOÃO LUÍS E PAULA, COMPROMETIDOS EM CAMPOLIDE - MISSÃO PELO ECUMENISMO E PELA FAMÍLIA

O João é do mundo da História e a Paula da Informática. Ambos fizeram da Pastoral Juvenil uma paixão. Lá perceberam que Deus os chamava a constituir Família.

O Ecumenismo faz parte das suas vidas e Taizé é uma referência obrigatória. Por isso, com Família completa, estiveram no Porto, no II Encontro Ibérico de Jovens, promovido pela Comunidade de Taizé.


O fogo da pastoral Juvenil

O João Luís nasceu em Maceira – Torres Vedras e a Paula em Moçambique. Ele é doutorando em História Medieval e ela é formada em Informática de Gestão. A Pastoral Juvenil do Patriarcado aproximou-os. Conta o João Luís: ‘Conhecemo-nos no SDPJ em 1996, quando ambos entrámos para a Equipa Central. O caminho feito eclesialmente passou a andar a passo com um caminho pessoal de descoberta e de decisão sobre um projecto que achámos, a partir de determinado momento, que podia ser dito e construído no plural. Os tempos de serviço na Pastoral Juvenil, que se haveriam de prolongar até 2005, foram marcados por momentos muito fortes, quer ao nível diocesano, quer nos encontros internacionais em cuja organização a diocese se envolveu: Jornadas Mundiais da Juventude de Paris (1997), Roma (2000), Colónia (2005)’.

A Pastoral Juvenil permitiu-lhes escrever das páginas mais bonitas das suas vidas. Foram muitos anos, muitos eventos, muitas alegrias, algumas preocupações: ‘Ficou na nossa memória o comboio especial com 1000 jovens a caminho da capital francesa ou os 32 autocarros que rumaram para o encontro com João Paulo II por ocasião do Grande Jubileu do Ano 2000’

Um casamento com festa especial

Os tempos foram passando, a relação consolidou-se e, após longo namoro, casaram em 2003: ‘Foi um dia muito especial, como é natural, e um pouco fora do comum, pois fomos nós quem preparou o lanche volante que aconteceu após o casamento num pavilhão da localidade onde nasci – onde cada um se servia das mesas postas previamente – e com fotógrafos recrutados entre os nossos amigos’. Participaram na celebração padres e pastores protestantes.

A Madalena e o Francisco

Deste amor, há dois frutos muito queridos: a Madalena e o Francisco que agora os acompanham nas suas vidas de fé e nos seus empenhos de Missão: ‘o nascimento dos nossos filhos marcou uma viragem importante na nossa vida. Não só nos ritmos e horários como também na necessidade de reinventar os espaços e tempos a quatro e a dois. Exigiu também uma maior atenção um ao outro e o perceber como o amor poderia ser, sempre de novo, um sinal de uma Presença de Deus’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST....)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: