segunda-feira, 29 de março de 2010

ANDREIA REIS, DO SHALOM E EQUIPA D’ÁFRICA – MISSÃO DA PRISÃO A MOÇAMBIQUE - Conclusão


Com os reclusos

Realizou um estágio num Estabelecimento Prisional: ‘uma experiência única, da qual me recordo com muito carinho, da qual tenho saudades. É difícil trabalhar com esta população, é um desafio constante à nossa capacidade de empatia, de perdão e de compreensão. É uma experiência de amor’.

A Andreia partilha este ano passado na Prisão que considera muito gratificante, mesmo a nível profissional: ‘os resultados parecem não ser muitos nem muito apelativos, mas sei que, individualmente e à maneira de cada um deles, o meu trabalho terá o seu fruto, as horas de conversa confidencial terão os seus frutos. No fundo, eu sei ou quero acreditar que sei, que pelo menos um recluso, de entre os 700 que ali estavam, mude a sua vida, mude o seu destino’.

‘Equipa d’Africa’

Mas a grande Missão estava reservada para o ano 2009. Em Agosto, integrou o grupo da ‘Equipa d’África’ que partiu rumo ao norte de Moçambique. De Lisboa partiram cinco grupos. O da Andreia (ela e mais três) foi parar a Macomia, na Província de Cabo Delgado: ‘Fui inserida num lar de jovens, um lar com intuito de intervir na educação. Era um lar orientado por quatro Irmãs Missionárias: três da Colômbia e uma de Espanha. Estavam lá há cinco anos. Reabilitaram o lar, que estava abandonado, e começaram a albergar os jovens, que frequentam a 8º, 9º e 10º classe, na escola secundária pública de Macomia’.

A Andreia ficou fascinada com esta Missão, aponto de nos querer descrever um dia típico. Aí vai ele: ‘acordar às 5h30, com os cantos dos jovens. Às 6h00 participar nas laudes. Ás 6h30, tomar o pequeno almoço. Às 8h, caminhava até ao centro de saúde de Macomia, que ficava a mais de 30 minutos a pé. Lá ficava na pesagem e vacinação de bebés. Por volta das 11h30 regressava ao para o almoço com o meu grupo e as Irmãs. Ás 13h30 abria a "biblioteca" do lar, para os jovens requisitarem os seus livros, para às 14h começar as explicações. Por volta das 16h30, terminava o estudo obrigatório, e os jovens tinham tempo livro para "cumprir" (ou seja, ir ao poço buscar água, cortar lenha, ou arrumar camarata) ou para passear pela aldeia, ir ao mercado. Às 18h30 participava nas vésperas. Às 19h jantávamos. 19h30 ia deitar as meninas nas camaratas, contar histórias. A ‘Equipa de África’ reunia-se, então, para avaliar, programar e rezar’.

Na hora de balanço, a Andreia não esconde a felicidade destes dias: ‘foi tudo mágico, tudo de tal forma intenso e forte, que nem mil palavras dava para descrever. Daí eu ter descrito um dia típico, porque isso é fácil, não dói tanto como se eu tivesse que falar de todas as vidas que se cruzaram com a minha, de todas as histórias que me encheram o coração, de todos os rostos que não vou esquecer, de todos as imagens que me fizeram chorar em silêncio, de todo o amor que senti’.

A Missão continua aqui...

Hoje mantém-se activa no Shalom, apostada em testemunhar a sua Fé, no dia a dia de uma Psicóloga que continua convencida de que o mundo se muda com pequenos gestos.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

1 comentário:

T. James disse...

Meus parabens pela "Equipa d'Africa" por tudo de bom que tem feito em Macomia e em toda a parte por onde tem passado. Sou testemunha ocular dos feitos desta equipe pelos menos no que Macomia diz respeito pois sou de la e durante as minhas ferias da faculdade tenho estado la e coincidentemente calho quando a equipa ja esta no terreno. Tambem tenho colaborado nalgumas actividades do Lar Padre Paulo e tenho muito boas relacoes com as responsaveis do lar, as Irmas Carmelitas que por sinal sao muito trabalhadoras....

Pela vontade em ajudar os necessitados, muita dedicacao e capacidade de ser empaticos os meus parabens a toda "Equipa D'Africa"!

Forca e estamos juntos!

DEUS QUEIRA QUE NOS ENCONTRAMOS EM JULHO durante as minhas ferias.

Tiago Tiago (JAMES)