segunda-feira, 15 de março de 2010

EMANUEL OLIVEIRA, EDITOR DO PROGRAMA ‘LUSO-FONIAS’, NA RR – MISSÃO COM PARTILHA SOLIDÁRIA

Nasceu numa família que o fez crescer na Fé. O Seminário ajudou a perceber a vocação a que Deus o chamava. Casou em 2009 com a Ana. Coordena o projecto ‘Presentes Solidários’ no Natal. É o novo editor e produtor do programa ‘Luso-Fonias’, realizado na Rádio Renascença.

A importância do Seminário

Nascem em Cascais e tem um padre por padrinho: o P. Agostinho Pereira da Silva, que foi pároco de S. Domingos de Rana e de Tires e teve direito ao nome da Avenida que liga estas duas povoações. A família também o ajudou a crescer na fé e na dedicação à Igreja.

Frequentou a Catequese e a Escola Salesiana de Manique até ao 9º ano. Entrou para o Pré-Seminário de Lisboa no 7º ano, chegando, com 14 anos, ao Seminário de Caparide onde inicia um caminho de discernimento que durou oito anos: ‘um tempo muito feliz de descoberta do Senhor, da riqueza de viver em comunidade, da aprendizagem do serviço como modelo de felicidade, de entrega a todos os desafios que Ele me ia propondo, de descobrir a Alegria e a Esperança que só a Fé podem dar ao Homem, de olhar para o mundo com um olhar transfigurado pela beleza da Eternidade e do Amor’.

Presentes Solidários

Vencido pela convicção de que Deus o chamava à vida matrimonial, continuou a sua caminhada fora do Seminário, mas bem dentro da Igreja. A organização da Celebração do Corpo de Deus, em 2008, pô-lo em contacto com o Dr. Jorge Líbano Monteiro que o convidou a entrar na Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

O seu trabalho mais sucesso é o projecto dos Presentes Solidários, uma campanha de angariação de fundos da Fundação Evangelização e Culturas que já vai na sua quarta edição: É uma campanha que apoia directamente projectos de desenvolvimento nos países lusófonos. Este ano, conseguimos angariar mais de 5.000 Presentes, num total de cerca de 60.000 euros’. Os presentes vão ao encontro das necessidades reais das comunidades e são comprados e entregues pessoalmente no terreno por entidades que estão a trabalhar com a FEC. O Emanuel explica quais foram os Presentes do Natal 2009: ‘um kit de construção para Angola, um painel solar para Cabo Verde, uma lata de leite em pó para a Guiné-Bissau, uma cabra para Moçambique, um Kit Yanomami para o Brasil, uma cadeira para São Tomé e Príncipe, um Kit Sementinha Saudável para Timor-Leste e uma bolsa do voluntário para Portugal. Foram cerca de 1000 pessoas a aderir a esta iniciativa, às quais se juntam cerca de 20 empresas e uma dezena de paróquias’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR

Sem comentários: