segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PAULO ROCHA, PAI, TEÓLOGO E JORNALISTA – MISSÃO PELAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

É um rosto que vemos na televisão. A comunicação está-lhe no sangue e acumula funções: Director da Agência Ecclesia; Editor Executivo do Programa Ecclesia e do Programa 70x7, na RTP2; Secretário da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Formado na Escola Dehoniana, casado e com dois filhos, a sua Missão começa em casa e no Colégio onde a Mariana e o Miguel crescem.

De Melres aos Dehonianos

Dos tempos de infância e juventude, em Melres, nos limites de Gondomar com Penafiel e Paredes, o Paulo recorda o ambiente rural em que sempre gostou de viver e que continuamente o prende à terra natal, na margem norte do Douro. Sem esquecer o ambiente genuinamente familiar em que foram acostumados a viver, os 5 irmãos, com pais e avós…

Entrou no Seminário dos Dehonianos no 7º ano: ‘Quando fui convidado para analisar a formação que aí se recebe, por ocasião de um encontro de antigos alunos de seminários, comparei a formação nos seminários ao sistema operativo dos computadores: não realiza nenhuma tarefa, mas é indispensável para nele ‘correr’ um conjunto de programas, de acordo com a operação pretendida. Hoje numa actividade profissional, creio que os anos de seminário ajudaram a construir esse ‘sistema operativo’ onde hoje ‘correm’ competências entretanto adquiridas. No caso, no jornalismo’.

Da TVI ao mundo ‘Ecclesia’

Entrou para a TVI em 1993, abrindo de par em par, as portas do mundo da comunicação social. Dali passou à Agência Ecclesia (1996) e, no ano seguinte, ao Programa Ecclesia, na RTP2, produzido pela Logomedia: ‘Um projecto lançado por uma equipa da qual fiz e faço parte, com muito gosto… Porque se tratou, e trata, de criativamente falar do que a Igreja Católica é e faz através da comunicação televisiva. Uma tarefa sempre nova, sempre aliciante, porque em constante recomeço. Cada programa tem de ser novo, único. Estamos, quase sempre, a começar do zero! ‘.

Desde o início de Novembro, está no ar, na Antena 1, um programa de Rádio com o mesmo nome, a mesma grelha de distribuição de programas pelas mesmas confissões religiosas e o mesmo espírito: ‘Agora num meio diferente, com possibilidade de realizar uma comunicação diferente e de chegar a novos públicos. No que diz respeito ao programa da Igreja Católica, tentamos mostrar testemunho de pessoas ou comunidades onde acontece o Evangelho, onde se vive positivamente o cristianismo’.

Estes dois programas ancoram-se noutros, mais maduros: o 70x7, há 30 anos em emissão na RTP2, e a Agência Ecclesia, assim “baptizada” desde 1994 e com outras denominações já desde os anos 60.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: