segunda-feira, 8 de junho de 2009

NA MAIOR PARÓQUIA DA EUROPA - P. MÁRIO PAIS, ALGUEIRÃO- MEM MARTINS - MERCÊS


Mário Pais nasceu em Peniche há 48 anos. Bebeu da fonte franciscana nos primeiros anos da sua formação académica, entrando depois em Évora como seminarista da Diocese de Beja. Acabaria por regressar às origens, chegando ao Seminário dos Olivais em 1982.

Padre desde 1986, exerce funções de Prefeito no Seminário de Caparide até 1991, quando recebe nomeação de Pároco e Reitor do Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal (concelho do Bombarral), acumulando com a Paróquia do Outeiro da Cabeça (concelho de Torres Vedras). Carcavelos (concelho de Cascais) foi outra das etapas importantes da sua vida presbiteral. Ali exerceu missão de 1996 a 2002. 

Finalmente, Algueirão

E chegou a Algueirão – Mem Martins-Mercês (concelho de Sintra) em 2002, onde permanece a liderar uma equipa de padres que se ocupa da maior paróquia da Europa (cerca de 120 mil pessoas!).

É terra de Missão até porque, como conta o P. Mário ‘a presença e participação activa e comprometida de cristãos ronda os 6%. É uma comunidade totalmente urbana, sendo a maior parte das pessoas migrantes internos e externos, vindos de todas a partes de Portugal e de todos os continentes. São desafiantes as franjas da paróquia onde se encontram diversos bairros com fisionomias diversificadas’. Até a constituição da equipa dos padres mostra o rosto missionário da Paróquia: P. Bernardo Cumba (Guiné-Bissau), P. Filipe Sousa e Diác. Ilídio Sousa. E, nestes sete anos, o P. Mário já teve coadjutores da Polónia, da Índia  e de Institutos de Vida Consagrada.

Respostas à crise 

A opção pastoral da equipa liderada pelo P. Mário assenta nos pequenos grupos: ‘a Paróquia tem ao dispor da população um conjunto de propostas pastorais, quer para os jovens, como para adultos em grupos diferentes, totalizando cerca de 40 grupos’.Em tempo de crise, ou fora dela, a aposta social é sempre vital para uma comunidade cristã. Algueirão não é excepção: tem o Centro Comunitário, a Associação de Fiéis “Diakonia”, a Conferência Vicentina e o grupo numeroso de Visitadores de doentes e idosos. 

(Continua no próximo post...)

Texto. Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR

Sem comentários: