segunda-feira, 25 de agosto de 2008

S. PAULO E O ESPÍRITO SANTO


Palavra de Paulo: Gal 5, 16-26



S. Paulo é o grande teólogo do Espírito Santo. Ele fala da sua presença na vida da Igreja em dois espaços: na vida de cada cristão e na vida da comunidade.

1. O Espírito Santo na vida do cristão

O primeiro grande momento da presença do Espírito Santo acontece no Baptismo. O Baptismo é o grande Pentecostes de cada cristão. A partir desse sacramento, o cristão torna-se templo do Espírito Santo. “Não sabeis que o Espírito do Senhor habita em vós e que vós sois templos do Espírito Santo?” Pelo Baptismo, tornamo-nos família da Santíssima Trindade, filhos de Deus e, como no seio de Maria, só o Espírito Santo pode fazer essa filiação.

Por isso, o Espírito Santo não está mais para vir. Ele está radicalmente presente no ponto de partida da vida cristã, mesmo se a tomada de consciência dessa presença só acontece mais tarde quando a criança, tornada adulta, rectificar as exigências do seu baptismo. O Espírito Santo já está nele como uma fonte donde nasce a vida de Deus em nós. O cristão é efectivamente morada da Santíssima Trindade. Por isso, a santidade cristã é-nos dada inicialmente, no dia do nosso Baptismo, como projecto para a nossa vida. Rigorosamente falando nós não nos tornamos santos, mas apenas deixamos que a santidade de Deus nos santifique. Pelo Baptismo, nós recebemos a santidade de Deus em plenitude: tanto no leigo, como no padre, como no bispo ou papa. Todos somos chamados à plenitude da santidade, à perfeição da vida cristã. O que é preciso é desenvolver as suas riquezas latentes. Pelo Baptismo, nós não recebemos o Espírito Santo mais ou menos, a conta gotas. Cristo está todo em cada uma das hóstias consagradas. Uma hóstia não está consagrada mais ou menos. Cristo não está mais numa partícula que noutra. Está todo em cada uma. Mas os efeitos da comunhão não são os mesmos em todos. O Espírito Santo está todo em cada cristão, como Cristo está todo em cada uma da hóstias consagradas.


Pe. Adélio Torres Neiva, CSSp
In "S. Paulo e a Missão sem Fronteiras" - Ed. LIAM
(Continua no próximo post)
Foto: Arquivo OMP

Sem comentários: