segunda-feira, 16 de junho de 2008

DIOCESES EM MARCHA ... AVEIRO

O Congresso Missionário Nacional deste ano é a oportunidade que chega no tempo certo. Deverá ser O congresso e não mais um congresso. Dele sairá um rumo!
"Portugal, vive a Missão, rasga horizontes". É sob este signo que se reunirão todos os congressistas, que são todos os que fazem da Igreja um espaço global, os que acreditam numa visão mundial da Igreja como cumpridora de uma Missão de bem, da paz, de Amor, tudo isto por causa do Cristo que vem libertar o mundo da pobreza, da miséria, da tristeza, da injustiça. Fá-lo até ao extremo, até à própria vida, na absoluta liberdade de se dar a si mesmo. Esta Igreja desinstala. É um actuar local, conjunto, e por isso à escala global.
O congresso estabelecerá a palavra da Igreja de Portugal nessa acção de fazer o mundo um sítio melhor. Apontará linhas e reflexões para o que pode ser a evangelização por esse mundo fora em português de Portugal. Apontará frentes de trabalho, da acção pelos pobres a que o Amor evangélico convida.
Decisivo portanto, tem de ser bem preparado, bem rezado, bem festejado. Antes, durante e depois, para que o Espírito de Sabedoria connosco caminhe e nos indique sempre a melhor maneira de colocar em prática a imitação de Cristo, por esse mundo além de fronteiras de países, além de fronteiras da História.
É isso que a Diocese se propõe: fazer a sua parte, em todo o lado, por gente de todas as idades! Pequeninos travessos, jovens com irreverência, sonho e desinstalação, adultos esclarecido, com fé na oração da acção.
Este guião tem um propósito: ser factor de unidade em torno do mesmo sonho. Pretende fornecer pistas, propor actividades do que se possa fazer! Nenhuma é obrigatória, quase nenhuma tem data marcada. Podem-se fazer como se quiser, quando se quiser, ao sabor daquilo a que o Espírito convidar!
É assim, ao preparar, festejar e rezar pelo congresso que todos contribuiremos, que todos teremos uma palavra a dizer quanto ao futuro da nossa Igreja missionária, aquém e além fronteiras, promotora da Paz, do Amor e da Justiça, fazendo do Mundo o sítio que Deus sonhou!
Fizémos um guião com alguns momentos de reflexão, oração e outras actividades no âmbito da preparação do congresso missionário.
Para os jovens, o guião está online aqui:

http://www.diocese-aveiro.pt/congressomissionario2008.asp

Pedro Neto,
Secretariado Diocesano de Animação Missionária

1 comentário:

Kraxpelax disse...

Ping Desktop / Laptop Wallpapers

http://screenfonds.blogspot.com/

I believe this uncommercial blog should be of some general interest.

Peter Ingestad, Sweden