terça-feira, 20 de maio de 2008

Os diferentes modelos de Missão nos Evangelhos


De certo, conhecemos vários missionários com experiências de missão diferentes. Pensemos por exemplo, naquela Irmã que se ocu­pa dos órfãos da guerra em Angola, naquele voluntário que dá aulas em Moçambique, naquele padre, na Mauritânia vive entre os muçulmanos, procurando dar testemunho da sua fé cristã, ou até de um doente acamado, como foi Alexandrina de Balasar, e que nada pode fazer senão rezar e unir o seu sofrimento ao de Cristo missionário. São diferentes maneiras de fazer missão. Até a Igreja escolheu para padroeiros das mis­sões não só S. Francisco Xavier que passou a vida a pregar e a baptizar na Índia e no Japão, mas também Santa Teresinha do Menino Jesus que nunca saiu do seu Carmelo mas soube fazer do seu convento uma grande terra de missão.
Ora estas diferentes maneiras de ser missionário encontrámo-las já nos Evangelhos e são eles que nos ensinam os diferentes caminhos da missão hoje.
A missão de Jesus é só uma mas os seus caminhos são muito variados. Uns serão missio­nários do caminho, itinerantes, outros sê-lo-ão ajudando a formar comunidades, outros lutando a favor dos pobres, pela justiça e pela paz, outros contemplando a Cristo na oração ou num leito do hospital. De qualquer maneira, seja qual for a situação que sejas chamado a viver, é aí que Cristo te faz sinal para o anunciares aos outros.

Do subsídio "A Missão no coração da Igreja"
Foto: JCF

Sem comentários: